.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Homem na Pré-História

Twit This! |

O período chamado de Pré-História é dividido em três subperíodos distintos:

  • Paleolítico ou Antiga Idade da Pedra
  • Neolítico ou Nova Idade da Pedra
  • Idade dos Metais.
Antiga Idade da Pedra
O Paleolítico
A chamada Antiga Idade da Pedra ou Idade da Pedra Lascada, marca o primeiro e mais longo período da História, pois abrange os tempos desde o aparecimento do homem até aproximadamente 12 a 10 mil anos atrás.
Sua denominação provém do uso da pedra lascada como instrumento de trabalho predominante nesse periodo.Estes instrumentos, embora rudimentares, representavam naquele momento histórico um avanço tecnológico,,pois o homem, através do seu trabalho, utilizando sua capacidade racional, fabricava suas primeiras ferramentas.O paleolítico é marcado também pelo fenômeno da glaciação (ação exercida sobre a superfície da Terra pelas geleiras). O predomínio do clima frio fez com que o homem vivesse em cavernas e conquistasse o controle sobre o fogo, fator decisivo para sua sobrevivência. O domínio do fogo possibilitou ao homem do Paleolítico uma melhoria significativa em sua qualidade de vida, na medida em que lhe permitiu afugentar animais selvagens, assar sua carne e aquecer-se do frio rigoroso.
O homem ainda vivia em bando e era  nômade, aproveitava os recursos que a natureza lhe oferece para garantir seu sustento através da cooperação da ação em conjunto e do aprendizado social.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB