.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A chegada dos Árias

Twit This! |

Uma das primeiras sociedades a se formar no vale do rio Indo, no atual Paquistão, surgiu por volta de 3000 a.C. Foi organizada por um povo conhecido como dravidiano, responsável pela construção de importantes cidades, como Mohenjo-Daro e Harapa. Por volta de 1500 a.C., o vale do Indo foi invadido por povos nômades indo-europeus vindos da região do atual Irã.
Os árias venceram os dravidianos, conquistaram seu território e assimilaram boa parte de sua cultura. Talvez por influência do povo conquistado, deixaram de ser nômades e passaram a viver de forma sedentária. 
Esse momento da história da Índia é narrado num conjunto de textos em forma de hinos conhecidos como Veda. Um desses textos conhecidos como  Rig-Veda, conta as lutas dos árias contra os dravidianos no vale do rio Indo, descrevendo as sociedades existentes nessa época.
Os árias assim como os dravidianos, acreditavam em muitos deuses e deusas. Ao conquistar o vale do Indo, suas crenças religiosas foram se misturando com as da sociedade dravidiana. Dessa mistura surgiu o Hinduísmo, religião politeísta (religião que adora vários deuses) segundo a qual a sociedade está dividida naturalmente em castas (ver box de informações). No século VI a.C.,dois guias espirituais rejeitaram essa divisão da sociedade em castas e criaram novas correntes de pensamento.
Um deles foi Sidarta Gautama, conhecido como Buda. Sidarta criou o budismo, sistema religioso que prega a não-violência, a meditação, a  moderação e a prática de virtudes como a bondade, a moralidade e a  paciência. Da Índia, o budismo se expandiu e hoje reúne muitos adeptos em todo mundo.
O outro foi Mahavira (540 a.C - 468 a.C). Também chamado de Jina Mahavira era contrário a violência, mas não reconhecia nenhuma divindade. Por isso, seu sistema filosófico, o jainismo, não pode ser considerado uma religião.

Os Vedas

Todos nós conhecemos ou já ouvimos falar da Biblia. A biblia é o livro sagrado dos cristãos. Uma parte dela chamada de Velho Testamento, foi escrita há mais de 3 mil anos.
Os árias também tinham o seu livro sagrado. Eram os Vedas, conjunto de hinos e preceitos religiosos (regras),  escritos entre os séculos XV a. C e V a.C em sânscrito, lingua falada pelos árias.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB