.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Fenícios – Mestres da Construção

Twit This! |

Os fenícios se notabilizaram por suas atividades comerciais, pela invenção do alfabeto e pela tecnologia de tingimento de tecidos. Além disso, deixaram o registro de sua cultura em construções portuárias urbanas.

 

histoblogsu ruinas008 Ruínas de construção do século VII a.C da antiga cidade fenícia de Tiro, ao sul da costa do atual Líbano.

histoblogsu ruinas008 (1) Ruínas fenícias do século XIV a.C localizadas na cidade mediterrânea de Sidon, no atual Líbano.

 

A cor Púrpura

Os fenícios eram grandes produtores de uma tintura de cor púrpura, retirada de alguns moluscos encontrados principalmente próximo à cidade de Tiro. Para produzir 30 gramas dessa tintura, era preciso usar milhares de moluscos, e por isso só pessoas muito ricas podiam comprá-la. Mas  uma vez tingido com ela, o tecido não desbotava.

Tiro e outras cidades fenícias vendiam finas vestimentas tingidas de púrpura – ou roxo-avermelhado – e difundiam a tecnologia de fabricação de tinturas por suas colônias em todo o Mediterrâneo.

Os arqueólogos encontram hoje pilhas enormes de conchas de moluscos próximas às ruinas fenícias. Essas pilhas ficam em locais separados de onde os fenícios viviam, pois o cheiro causado pelas criaturas marinhas em água quente e salgada durante o processo de extração da tintura era bem forte.

Depois das Guerras Púnicas, entre Roma e Cartago, o Estado romano, que venceu o conflito, acabou assumindo a produção da tintura e o imperador Nero decretou que apenas ele tinha o direito de usar roupas na cor púrpura.

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB