.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Religião Persa

Twit This! |

Zoroastro – Profeta da religião Persa

Os persas permitiam que os povos dominados cultuassem seus próprios deuses. Entretanto procuravam difundir por todo o Império a crença de Ahura Mazdah. O culto a Ahura Mazdah foi proclamado por um  reformador religioso chamado Zoroastro ou Zaratustra. Segundo o zoroastrismo: Ormuz, representa o bem, e Arimã é o representante do mal. O símbolo de Ormuz é o fogo e o de Arimã, uma serpente que representava as trevas, o mal, desde a criação do mundo. O bem era representado pelo fogo sagrado aceso em altares ao ar livre, pois os persas não construíam templos. Esse fogo era provavelmente produzido pela queima de petróleo, combustível líquido que até hoje existe em grande quantidade no subsolo da região.

O antigo Império persa passou por muitas transformações desde que seu território foi conquistado pelo rei macedônio Alexandre Magno e, 331 a.C. Em 642, a região foi anexada ao Império Islâmico. Em 1935, sob o governo do xá (rei) Reza Pahlevi, o nome do país foi mudado de Pérsia para Irã.

Em 1979, o xá foi deposto por uma revolução chefiada pelo aiatolá (líder religioso mulçumano) Ruhollah Khomeini. O país se tornou então uma República com o nome de República Islâmica do Irã. Até esse momento, a antiga Pérsia havia tido como forma de governo quase que exclusivamente  a monarquia. Isso vinha acontecendo desde a época de Ciro, o Grande. Sob o domínio do Império islâmico, a religião passou a ter um grande papel central na organização do Estado.

Com o xá, essa influência diminuiu. Entretanto, a revolução chefiada  por Khomeini inverteu novamente a situação. De fato, ela  transformou o Irã em um Estado no qual os poderes Executivos e Legislativo estão submetidos aos líderes religiosos.

 

Aiatolá Khomeini líder religioso mulçumano

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB