.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Alcorão ou Corão

Twit This! |

Maomé não deixou nada escrito. Após sua morte, seu sucessor imediato Abu Bakr, ordenou que se reunisse todas as anotações que estavam espalhadas por diferentes lugares. Assim, duas décadas após a morte do líder árabe, tínhamos a versão do Corão considerada definitiva.

Alcorão ou Corão, teve seu nome derivado do árabe al-qura’n –’o que deve ser lido’. Os muçulmanos acreditam que o conteúdo foi revelado pelo anjo Gabriel a Maomé e escrito por seus seguidores. Além do Alcorão, os muçulmanos seguem a Suna, livro criado no século VIII com base nas palavras e feitos de Maomé e de seus quatro primeiros sucessores.

De acordo com esses textos sagrados, os muçulmanos devem declarar publicamente sua crença em um único Deus e em seu profeta, Maomé, dar esmolas para a purificação de suas riquezas (zakat), jejuar do nascer ao pôr do Sol durante o nono mês do calendário muçulmano (Ramadã) e ir a Meca ao menos uma vez na vida. Os muçulmanos devem ainda fazer uma oração conhecida como salat cinco vezes ao dia (ao nascer do Sol, ao meio-dia, no meio da tarde, ao pôr-do-sol e à noite), com o corpo voltado para Meca e o rosto inclinado para o chão.

  Salat

A Ablução - Corão

Ó vós que sois crentes! Quando vos dispuserdes à Oração, lavai o rosto e as mãos até os cotovelos! Passai a mão pela cabeça e os pés até os tornozelos!

Se estais sujos, purificai-vos!…e, se não encontrardes água, recorrei a boa areia e passai-a sobre o rosto e as mãos!

*******************************************************

Não chegareis à piedade senão quando tiverdes feito esmola daquilo a que tenhais mais apego[…]

Ó vós que sois crentes! O jejum vos foi prescrito, como foi prescrito àqueles que existiram antes de vós […] para os homens […].

Aquele que entre vós, que esteja doente ou em viagem, jejuará um número igual de outros dias.

Corão. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s.d., 1, p. 120.

O Corão, livro sagrado dos muçulmanos. Nele encontramos não somente os relatos sobre a vida e as ações do profeta Maomé, mas também os preceitos de ordem prática, regras de vida social, do direito, etc. O muçulmanos regulam sua vida religiosa, familiar e comunitária pelo Corão.

(BELTRÃO, Claudia. Os árabes na Idade Média – Os senhores do deserto. p. 15.)

Ao todo o Corão possui 114 suras (capítulos) e mais de 6.200 versículos. O Corão foi traduzido para línguas do mundo inteiro.

  • Versículo: cada um dos parágrafos curtos que fazem parte de um texto considerado sagrado.

Tendências Teológicas e doutrinas

A teologia e filosofia é um esforço de esclarecimento racional e de defesa da fé. Os pensadores muçulmanos mantém uma posição intermediária entre os tradicionalistas, que se prendem às expressões literais das primeiras fontes da doutrina islâmica, e aqueles cuja razão os levou a abandonar completamente a comunidade islâmica. No princípio, a teologia ligou-se à mera interpretação do Alcorão. Já no século seguinte a  Maomé formularam-se problemas relacionados ao dogma da unidade  de Deus e à conciliação entre a onipotência divina e a liberdade humana.

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB