.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A artilharia Grega

Twit This! |

A guerra constituía uma parte importante da vida de gregos e persas. Tanto os primeiros quanto os segundos se preparavam para ela ainda jovens e dedicavam muito de seu pensamento à estratégia militar.

A idéia popular de que os gregos e romanos antigos detestavam o trabalho manual está sofrendo um grande golpe.

Uma pesquisadora do Imperial College de Londres, Serafina Cuomo, está mostrando agora que teoria e prática, arte e ciência, matemática e engenharia já se harmonizavam perfeitamente no trabalho dos engenheiros militares que projetavam e operavam armas então sofisticadas como as catapultas.

“Os engenheiros de catapultas, combinaram aptidões matemáticas e de engenharia para criar as armas mais poderosas de sua época”, afirmou Cuomo em um artigo na revista científica norte-americana Science.

As catapultas eram a arma ideal para atacar cidades e muralhas. As primeiras catapultas foram criadas no Oriente Médio, onde hoje fica o Iraque, no século IV a.C. Mas foram os gregos que realmente as desenvolveram, usando experimentos e cálculos matemáticos para produzir a artilharia mais letal da Antiguidade. Dionísio, tirano de Siracusa, é o sujeito apontado pelos textos existentes como o grande divulgador das catapultas e dos engenheiros que as construíam. Ele teria até feito um concurso público em 399 a.C. para conseguir os melhores artesãos e engenheiros militares.

Catapulta

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB