.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

As Guerras Greco-Pérsicas

Twit This! |

Os gregos antigos chamavam esse acontecimento de Guerras Médicas por causa da palavra medos, nome que davam aos povos do Império persa. Depois da derrota em Maratona, o imperador persa Dario I reorganizou seu exército para voltar a atacar a península Balcânica. Entretanto morreu em  486 a.C antes que esse exército estivesse preparado para um novo confronto.

Termópilas e Salaminas

Dario I foi sucedido no trono por seu filho Xerxes, que retomou a ofensiva contra os gregos em 480 a.C . Reuniu para isso 300 mil soldados e mais de setecentos navios. Começava assim a Segunda Guerra Médica ou Greco-Pérsica. Em sua investida, o enorme exército invadiu a Trácia e a Macedônia e rumou para Atenas.

Ao contrário do que acontecera em Maratona, agora os espartanos se mobilizaram em apoio aos atenienses. À espera do invasor, Leônidas um dos reis de Esparta, se postou no desfiladeiro das Termópilas à frente dos trezentos homens que compunham sua guarda pessoal e de centenas de gregos vindos de outras cidades.

A diferença numérica era gritante. Mesmo assim, os espartanos retardaram por vários dias a marcha do invasor. A batalha terminou quando os persas descobriram um atalho e o utilizaram para cercar os gregos no interior do desfiladeiro. Cercado Leônidas combateu até o último homem.

Vencida a batalha das Termópilas, os persas invadiram e incendiaram Atenas. Os atenienses, porém, haviam se refugiado na ilha de Salamina. As tropas de Xerxes rumaram de barco para lá. Hábeis marinheiros, os atenienses se impuseram infringindo aos persas uma decisiva derrota na batalha naval de Salamina. Sem o apoio de suas embarcações, destruídas no combate, o exército persa foi novamente derrotado pelos gregos na batalha de Platéia, em 479 a.C.

Seguiram-se anos de confronto esparsos durante  quais os gregos libertaram as cidades da Jônia (na Ásia Menor) do domínio persa. Em 448 a.C., finalmente o rei persa Artaxerxes (filho de Xerxes, que havia falecido em 465 a.C) assinou com embaixadores gregos a Paz de Susa, que pôs fim às Guerra Médicas.

Veja trailer do filme 300 adaptação dos quadrinhos de Frank Miller.

Em 480 antes de Cristo, durante a famosa batalha de Termópilas o rei de Esparta, Leônidas (Gerard Butler), lidera seu exército contra o avanço dos Persas, comandados por Xerxes (Rodrigo Santoro). Na História, a batalha ficou marcada por ter inspirado toda a Grécia a se unir, o que ajudou a solidificar o conceito de democracia que se conhece hoje. Adaptação dos quadrinhos criados por Frank Miller.

A preparação dos soldados espartanos

À partir dos 7 anos, as crianças espartanas do sexo masculino eram entregues ao  Estado para sua educação, que se dava da seguinte forma:

[Da] gramática [a leitura e a escrita], só aprendiam o necessário para as necessidades correntes; todo o resto da instrução tendia a que fossem obedientes, resistentes à fadiga, vencedores nos combates […] Quando avançavam na idade, raspavam-lhes o cabelo, habituavam-nos a andar descalços e a jogar nus […] Aos 12 anos vivam sem túnica e recebiam um único manto para todo o ano […] Dormiam em comum […] sobre enxerga que eles mesmos confeccionavam depois de ter partido com suas mãos, sem a ajuda de qualquer lâmina, a parte superior das canas que crescem ao longo do [rio] Eurotas.

PLUTARCO. Vida de Licurgo. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano Editora.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB