.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

As sociedades Feudais – Cronologia

Twit This! |

  • Séculos III e IV – Tem início importantes transformações no Império romano do Ocidente com a transferência de muitas pessoas da cidade para o campo e o surgimento de colonos.
  • 476 – O império romano do Ocidente se desintegra
  • Século V - Formam-se diversos reinos germânicos no território antes ocupado pelo Império romano do Ocidente.
  • Séculos V a VIII – Período em que começam a se desenvolver relações feudais de produção na Europa ocidental.
  • Séculos VIII e IX – A península Ibérica é ocupada pelos muçulmanos e outras regiões da Europa são conquistadas pelos vikings; o comércio decai e acentua-se a formação do sistema feudal.
  • séculos IX ao séc. XIII – Consolida-se a sociedade feudal em quase toda a Europa Ocidental.

A consolidação do feudalismo

O feudalismo resultou da síntese entre a sociedade romana em decadência e a sociedade bárbara germânica em transformação.

A sociedade romana era eminentemente agrária, mas com a vida urbana intensa. Com as crises dos séculos III e IV, a escassez de mão-de-obra escrava levou os grande proprietários a abandonarem as cidades e rumar para suas Villae (latifúndios), onde exploravam o trabalho dos coloni (antigos escravos ou camponeses que se tornaram vinculados à terra e dependentes de seus senhores). Os coloni eram juridicamente livres, mas não podiam abandonar a terra. Esses trabalhadores são os precursores dos servos medievais.

A condição social passava, assim, a ser determinada pela relação com a terra. A sociedade romana passava por um processo de ruralização, acentuado pelo desaparecimento dos grupos médios ligados ao comércio e às atividades urbanas em geral. Esse processo foi importante para a formação do feudalismo, pois reforçou o poder político dos senhores locais, enfraquecendo o poder central do império.

A descentralização política mencionada acima se acentuou com os bárbaros: o comitatus era uma velha instituição bárbara que estabelecia uma relação de fidelidade mútua entre chefes e guerreiros, o que reforçava os laços de dependência pessoal e diminuía um eventual poder central. Os chefes bárbaros remuneravam seus colaboradores com terras, o chamado beneficium, que dava alguma autonomia aos guerreiros que o recebiam, principalmente quando recebiam a imunidade, ou seja, independência para administrar seu território.

A sociedade germânica era também eminentemente agrária e pastoril, o que acentuou o processo de ruralização da economia e da sociedade depois da invasão.

Uma das maiores contribuições da sociedade bárbara para a concretização do feudalismo foi seu sistema de leis, que se baseava no direito consuetudinário, isto é, nos antigos costumes herdados dos antepassados, para os quais as práticas fundavam a lei oral, que regulava as relações pessoais.

A contribuição dos árabes, eslavos e normandos para a formação da Europa feudal

No século IX as sociedades européias encontravam-se em avançado estado de ruralização. As invasões que ocorreram nesse século fizeram com que os senhores rurais tentassem organizar uma defesa individualizada, erigindo castelos e fortificações.

Após conquistar o norte da África, invadir a Europa e dominar a península Ibérica, os muçulmanos, nos séculos IX e X, transformaram o Mediterrâneo em seu domínio quase exclusivo. Os postos comerciais desse mar ficaram em suas mãos, o que dificultava a atividade comercial  e provocava o isolamento da Europa.

As tribos de eslavos que haviam sido submetidas pelos francos se libertaram e passaram a saquear as vilas e os domínios rurais, aumentando a insegurança. Ao mesmo tempo, os nômades magiares (húngaros) fixaram-se no médio Danúbio e daí organizaram ataques para saquear terras e vilas.

Também os normando ou vikings (povos que viviam na atual Dinamarca) transformaram seu padrão de relação com o continente europeu: começaram a incursionar por variados pontos da costa norte da Europa também para saquear. Vinham para vender  peixe seco e peles, mas também se dedicavam ao saque e a pilhagem das aldeias e domínios rurais. A Europa estava sendo ‘sitiada’ pelas invasões do século IX. Esse fato não foi determinante, mas ajudou a Europa a se feudalizar.

 fonte:Pedro, Antônio. História da Civilização Ocidental: ensino médio:volume único. p.97-8.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB