.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Espártaco

Twit This! |

A rebelião de escravos encabeçada por Espártaco conseguiu sacudir a poderosa Roma numa época em que a escravidão  constituía a base do sistema econômico e da organização social romana.

Espártaco nasceu  no princípio do século I a.C na Trácia, região situada ao norte da Grécia, onde era pastor. Capturado pelos romanos tornou-se soldado a serviço de Roma. Desertou, mas foi novamente preso e vendido como escravo em Cápua, no sul da península Itálica, ao proprietário de uma escola de gladiadores. Em 73 a.C. fugiu com um grupo de companheiros e refugiou-se no monte Vesúvio, para onde convergiram outros escravos fugitivos. Em pouco tempo Espártaco  formou com esses escravos um  exército de 90 mil homens.

Depois de obter duas vitórias sucessivas contra os romanos, Espártaco e seu exército de escravos percorreram o sul da península Itálica e rumaram para o norte, em direção à cordilheira dos Alpes, com a intenção de escapar do território romano. Nessa jornada enfrentaram de novo as tropas romanas e obtiveram vitórias retumbantes em 72 a.C. Afastados, porém das fontes de suprimento e pressionados pela fome, decidiram regressar ao sul e instalaram-se na Lucânia. Ali, oito legiões romanas sob o comando de Marco Licínio Crasso puseram fim  à sublevação (motim). Espártaco morreu em combate em 71 a.C. Cneu Pompeu venceu os que fugiram para o norte e Crasso fez crucificar 6 mil prisioneiros na via Ápia, uma das estradas militares de Roma.

Adaptado de Barsa – CD-ROM. Encyclopédia Britânnica do Brasil Publicações Ltda.

Spartacus. Direção Stanley Kubrick, 1960. Conta a história da rebelião de escravos liderados por Espártaco na Roma Antiga (em inglês)

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB