.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Estátua de Zeus em Olímpia

Twit This! |

  

Zeus, o rei dos deuses gregos, era representado em formato monumental no Templo de Olímpia, na Grécia. Olímpia era um lugar sagrado e também a sede dos jogos olímpicos. O templo simbolizava o fascínio grego com a idéia de proporção: tinha 64 metros de altura e 72 colunas dóricas. O pedimento e as métopas (decorações em forma de folha por sob o teto) eram esculpidos, e imponentes portas de bronze se abriam para revelar a maravilha que o templo abrigava.

Relatos escritos descrevem o tremor e o espanto dos visitantes diante das dimensões da estátua de Zeus. O artista grego Fídias ficou encarregado de produzir a imagem. Seu trabalho foi iniciado em 450 a.C. e concluído oito anos mais tarde, e resultou em uma obra-prima lendária de marfim e ouro. Marfim era uma escolha incomum como material de escultura, mas talvez tenha representado a escolha natural para uma efígie do rei dos deuses, dada sua raridade [fonte: Times (em inglês)]. Fídias esculpiu Zeus sentado em um trono recoberto de jóias, com as costas bem retas. A estátua tinha 12 metros de altura e observadores dizem que, caso Zeus se levantasse de seu trono, sua cabeça provavelmente ultrapassaria o teto do templo.
O fato mais notável em relação à estátua talvez fosse a expressão de Zeus. Seus olhos pareciam penetrar até mesmo nas mais endurecidas das almas, suscitando piedade [fonte: Smithsonian (em inglês)]. A estátua tinha um objeto em cada mão: na direita, uma estátua de Nike, a deusa da vitória, e na direita um cetro adornado por uma águia. O trono de Zeus continha imagens em relevo sobre a mitologia dos deuses, semideuses e outros heróis.

A lenda diz que, ao concluir a escultura, Fídias pediu a benção de Zeus. Em resposta, um relâmpago atingiu o templo.

Cavalheiro do Bravo Metal

Fídias era bem conhecido no mundo antigo. Além da estátua de Zeus, também esculpiu a estátua de Atena que existia no Parthenon, em Atenas. Ele foi um grande inovador artístico. Ao esculpir Zeus, estava realmente abandonando os modelos da era clássica, na qual a maioria das esculturas eram feitas de mármore. Fídias ganhou reputação por perfeição também no mundo matemático. A proporção áurea (ou número de ouro), também conhecida como número Fi (Φ), vem de seu nome [fonte: Times].
Existe alguma controvérsia sobre a datação da estátua em posição dominante no templo. Algumas fontes afirmam que ela foi colocada lá em 450 a.C., outras em 430 a.C. Dada a ameaça cada vez maior do cristianismo aos deuses antigos, alguns gregos pagaram para ter a estátua que amavam removida e protegida em Constantinopla, a moderna Istambul. Os cristãos fecharam o templo em 391 d.C., e a estátua ficou preservada em segurança até o ano de 462 ou 475 d.C., quando foi queimada em um incêndio.

Sabemos um pouco sobre a estátua. Da mesma maneira que a moeda dos Estados Unidos retrata monumentos e rostos importantes, antigas moedas gregas traziam a imagem da conhecida estátua de Zeus. As moedas nos oferecem detalhes sobre a aparência da estátua e, com isso, podemos avaliar a imensa atração que ela exercia sobre os turistas levando em conta a distância a que foram localizadas as moedas de Olímpia.

Em 1950, surgiu uma importante descoberta arqueológica quando o Dr. Emil Kunze e sua equipe localizaram os restos da oficina de escultura de Fídias, perto das ruínas do templo. Usando indícios obtidos de moldes de terracota e ferro, Kunze conseguiu reconstruir a aparência da estátua e o método pelo qual pode ter sido construída. A teoria de Kunze é de que a estátua foi construída de placas finas de ouro estendidas em torno de um modelo de madeira. 

fonte:Zeus http://pessoas.hsw.uol.com.br/sete-maravilhas-do-mundo-antigo4.htm

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB