.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Medicina – Filosofia - Ciências

Twit This! |

A Medicina se firmou como ciência no mundo grego. Um dos maiores responsáveis por isso foi o médico Hipócrates de Cós. Ele descobriu que as doenças possuem causas naturais, e isso numa época em que se acreditava  que as doenças ocorriam por força do destino.
Em muitos países, inclusive no Brasil, os médicos, ao se formarem prestam o juramento de Hipócrates. Veja um trecho do juramento.
Não darei medicamentos mortais a ninguém que me pedir nem sugerirei tal coisa… Nas casa em que entrar, irei em benefício do doente e abster-me-ei de todo o ato voluntário de malícia (…) O que (…) vir ou ouvir da vida dos homens (…) não divulgarei.
HADAS, Moses, Roma Imperial. p.   103
Hipócrates é tido como o fundador da Medicina.
 
Texto original em grego do juramento de Hipócrates
Filosofia
O clima de liberdade e debates políticos existentes na maioria das cidades gregas favoreceu o aparecimento de estudiosos, conhecidos mais tarde como filósofos.
Entre os maiores filósofos gregos da época estão Sócrates (470-399 a.C), Platão (427-347 a.C e Aristóteles (384-322 a.C).
O método usado por Sócrates era  dialogar com as pessoas sobre um assunto que elas acreditavam conhecer. Em seguida por meio de perguntas inteligentes, ele mostrava que as “verdades” em que o outro acreditava eram ilusórias. Mas Sócrates não deixou nada escrito. Seu discípulo Platão foi quem divulgou suas idéias.
Ao iniciar um diálogo,  Sócrates dizia: “Só sei que nada sei”. Com isso ele queria dizer que o ponto de partida para conhecemos um assunto é reconhecer que o ignoramos. Ele se preocupou com a construção dos conceitos de justiça, de beleza de felicidade.
Sócrates tornou-se muito conhecido em Atenas, por discutir os assuntos em praça pública. Por isso foi acusado pelos governantes de corromper os jovens de não crer nos deuses da cidade. Sócrates foi condenado e morto. Sua pena foi beber cicuta, um veneno que provocou sua morte.
quadro – A morte de Sócrates de Jacques Louis David de 1787
Platão, aluno de Sócrates, fundou em Atenas uma escola de filosofia chamada Academia. Platão também se preocupou com questões morais. Para ele, só seria possível melhorar a moral dos indivíduos se reformássemos também a sociedade.
Platão foi o criador da palavra idéia (eidos). Para ele havia o mundo dos fenômenos (ilusório) e o mundo das idéias universais (verdadeiro). Esse mundo das idéias é habitado pelas idéias universais de Verdade, Bondade, Bem Felicidade, Coragem, Justiça. A mais importante de todas, para Platão, é a idéia do Bem.
Aristóteles foi aluno de Platão e freqüentou sua Academia durante muito tempo, produziu trabalhos na área da física, da botânica, da zoologia, da química e da astronomia. Ele rejeitava o mundo das idéias criado por Platão e considerava que só é possível verificar a validade de uma idéia por meio de experiência. Para Aristóteles o homem é um “animal político”, ou seja, para ele, mais importante do que a família é o convívio humano em sociedade.
Por sua contribuição variada e rica, Aristóteles é considerado um dos mais influentes filósofos gregos.
Ciências
As ciências, especialmente a Astronomia, a Geografia, a Matemática, a Medicina e a Física tiveram extraordinário desenvolvimento nas terras conquistadas por Alexandre Magno. No império de Alexandre ocorreu, o entrelaçamento da cultura grega com a oriental, dando origem à cultura helenística.
A cidade de Alexandria, no Egito, foi um dos principais centros de reunião de sábios orientais e gregos. Entre os cientistas helenísticos mais importantes estão Aristarco, Euclides e Arquimedes.
Aristarco lançou a hipótese de que a Terra gira em torno do Sol, que foi comprovado mais tarde. Euclides produziu importantes conhecimentos no campo da geometria e Arquimedes foi um notável físico e matemático.
BOULOS JUNIOR, Alfredo. coleção História Sociedade & Cidadania. ensino fundamental 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB