.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Helenismo

Twit This! |

A preocupação de Isócrates com as guerras e divisões entre as cidades gregas tinha sua razão de ser. Na época em que ele viveu, a Hélade, ou seja, o conjunto de cidades-Estado que ocupavam a península Balcânica,  a Jônia e as colônias gregas do Mediterrâneo, estava em franca decadência.

Nessas circunstâncias, começou a ganhar a força de um reino  mais ao norte, cujos governantes eram admiradores de cultura grega desde longa data. Esse reino era a Macedônia.

A influência da cultura grega na Macedônia tornou-se ainda maior durante o reinado de Filipe II, que assumiu o trono em 359 a.C. Algum tempo antes, Filipe havia passado três anos na cidade grega de Tebas, onde conheceu o general Epaminondas, vencedor da guerra contra Esparta em 362 a.C. Ali, assimilou os métodos de luta dos soldados tebanos, organizados  em falanges compactas de 4 mil homens.

Ao assumir o governo da Macedônia, Filipe II organizou um poderoso exército para dominar as cidades gregas e o Império persa. Para isso desenvolveu uma forma de agrupar os hoplitas (soldado que carregava armamento pesado composto de hoplo [escudo], elmo, colete, caneleiras, lança e espada) em falanges semelhantes  às gregas. Porém, os hoplitas macedônios eram armados com sarissas, lanças mais compridas que a dos gregos e com as extremidades que podia ser fixada ao chão para suportar o impacto do inimigo. Além dos hoplitas as tropas de Filipe II eram compostas pelos Peltastas (soldado que carregava armamento leve e escudo de couro chamado pelta) e pela cavalaria. Os peltastas empurravam os inimigos contra as falanges formadas pelos hoplitas.

Hoplitas – Entre os gregos, os hoplitas eram os mais ricos, podiam comprar seu próprio armamento.

A conquista da Grécia

Ao mesmo tempo que se preparava para a guerra, Filipe adotou  também medidas de aproximação com algumas cidades gregas e, em 359 a.C., casou-se com uma filha do rei Épiro, reino situado a oeste da Macedônia. Dessa forma, garantiu um apoio importante para suas futuras investidas contra as cidades gregas que lhe ofereciam resistência. A filha do rei do Épiro chamava-se Olímpia. Em 356 a.C., Olímpia deu à luz um menino que recebeu o nome de Alexandre.

A conquista da Grécia se consolidou definitivamente em 338 a.C., quando as falanges macedônias venceram forças tebanas e atenienses na batalha de Queronéia. Em seguida, Filipe convocou uma assembléia de cidades gregas, que se reuniu em Corinto em 337 a.C. Nessa reunião, os gregos votaram a favor de uma nova guerra contra os persas e elegeram Filipe para a campanha contra os persas quando foi assassinado em 336a.C.

 

Soldados Peltastas

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB