.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os Doze Apóstolos

Twit This! |

Veja a diferença entre Apóstolo e Discípulo.

  • Apóstolo: palavra derivada do grego que significa enviado . Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou a diversos lugares para pregar o Evangelho  que quer dizer (boa nova).
  • Discípulos: palavra derivada do latim que significa aluno. Jesus tinha em uma época de sua vida 70 discípulos além dos doze apóstolos.

Quem eram os doze apóstolos?

  • João Batista: Foi quem iniciou as pregações com Jesus, era primo de Jesus, foi preso por Herodes, rei da Galiléia,  por te-lo criticado por se casar com sua própria cunhada. O rei mandou decapita-lo para agradar a enteada, filha de Herodíades, chamada de Salomé.
  • Pedro: Irmão do apóstolo André,  pescador e seu nome verdadeiro era Simão. Recebeu o nome Pedro de Jesus que significa “pedra” em grego. Existe uma passagem no Evangelho em que Pedro nega por três vezes ser apóstolo de Jesus. Foi morto em Roma no ano 64 na perseguição feita por Nero aos cristãos. Seu túmulo encontra-se sob a Basílica de São Pedro no Vaticano.
  • André: Foi o primeiro dos doze a ser chamado por Jesus, era irmão de Pedro e antes de seguir o mestre era discípulo de João Batista. Ele teria morrido em uma cruz em forma de X na Grécia, e seu corpo teria sido levado a Constantinopla, tornando-se mais tarde o padroeiro da cidade.
  • João Evangelista: Filho de Zebedeu e irmão de Tiago, o Maior, que junto com este e Pedro participaram do círculo mais íntimo de Jesus. Autor do quarto evangelho, de três cartas aos cristãos e do livro do Apocalipse. Foi designado a tomar conta de Maria, mãe de Jesus. João viveu o resto de sua vida em Eféso juntamente com Maria, onde teria escrito o evangelho. Durante o governo de Domiciano, foi exilado na ilha de Patmos onde escreveu o apocalipse, e morreu com idade avançada tomando conta da igreja da cidade.
  • Tiago, o Maior: Pescador, irmão de João, o Evangelista. Após a morte de Jesus permaneceu em Jerusalém junto a Pedro. Foi executado no ano de 43 por ordem de Herodes Agripa, logo depois da morte de Estevão, diácono grego e pregador cristão.
  • Tiago Menor: Filho de Alfeu, conhecido como Zebeu, foi membro muito respeitado da comunidade cristã em Jerusalém. Adversário de Paulo de Tarso na questão do cristianismo e um conciliador e pregador dos ensinos de Jesus. Foi apedrejado até a morte por se recusar a denunciar os cristãos.
  • Mateus: Também chamado de Levi. Era cobrador de impostos, classe odiada na época. Escreveu o primeiro evangelho onde dá mais ênfase ao aspecto humano  de Jesus. Pregou no norte da África após a morte de Jesus prosseguindo até a Etiópia.
  • Felipe: Não se tem muitas informações. Diz-se que evangelizou na Ituréia, reunindo-se  a André no mar Negro. Foi morto na Frígia.
  • Tomé: Era o terceiro apóstolo em idade depois de Pedro. Ficou famoso por ter duvidado que Jesus havia ressuscitado e disse que só vendo acreditaria. Depois da crucificação, passou a pregar na Pérsia e na Índia.
  • Judas Iscariotes: Um dos poucos instruídos, o apóstolo era designado a cuidar do dinheiro comum. Foi enganado pelos sacerdotes que o induziram a mostrar onde estava Jesus por 30 moedas de prata. Depois da crucificação de Jesus, Judas arrependido, jogou as 30 moedas aos pés dos sacerdotes e em seguida se enforcou.
  • Judas Tadeu: É um dos doze citados por Marcos e Mateus. Trabalhou na Mesopotâmia e na Pérsia.
  • Simão, o zelote: Era chamado assim porque pertencia a uma seita chamada  “Os Zelotes”, ou “os zeladores”. Seita ultra nacionalista e não religiosa. Lutava para a libertação de Israel dos romanos. Simão permaneceu na Palestina pregando o evangelho.

fonte: www.portaldoespirito.com.br/portal/palestras/12apostt. – acesso 12/03/2009.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB