.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os etruscos - Outra versão da origem de Roma

Twit This! |

Se a história de Rômulo e Remo não,pode ser aceita como uma explicação confiável para a fundação de Roma, então como surgiu a cidade?

De acordo com as pesquisas dos historiadores e dos arqueólogos, é possível dizer que, inicialmente, havia na região diversas aldeias e uma pequena fortificação construída e mantida no monte Palatino pelos habitantes do Lácio, no centro da península Itálica.

Os habitantes eram descendentes de povos indo-europeus provenientes da Ásia central que chegaram à península Itálica por volta de 2000 a.C. Entre esses povos estavam os latinos e os sabinos, que ocuparam a região do Lácio. Mais tarde, por volta de 1000 a.C., os etruscos, um povo de origem desconhecida, ocuparam a margem direita do rio Tibre.

Os etruscos estavam organizados em cidades-Estado e sua cultura foi bastante influenciada pelos gregos. No início do século VII a.C. eles invadiram o Lácio e unificaram os povoados da margem esquerda do rio Tibre. Com isso, criaram uma cidade maior, que absorveu a antiga fortificação. Surgia assim a cidade de Roma.

A forma inicial de governo em Roma foi a monarquia. Seu primeiro rei teria sido, segundo Tito Lívio, o próprio Rômulo, seu fundador. Entretanto, se a existência de Rômulo é posta em dúvida, sabe-se que vários reis que o sucederam eram de origem etrusca. Em 509 a.C., uma rebelião da nobreza (formada pelos patrícios) derrubou a monarquia, expulsou os etruscos e estabeleceu a República.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB