.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os líderes do islamismo

Twit This! |

  • Aiatolá: O termo vem do árabe ayat allah (manifestação de Deus) e surgiu no Irã, no século XIX. Ele designava os juristas mais graduados, os maiorais da hierarquia dos mulá  (estudiosos do islamismo) O aiatolá é a principal referência da comunidade xiita.
  • Califa: Do árabe Khalifah, que quer dizer sucessor […] A palavra passou a designar o líder político e religioso dos Estados que formavam o Império islâmico.[…]
  • Emir: Título não religioso atribuído a lideranças militares, governadores e outras autoridades. Surgiu da palavra árabe Amir, que significa comandante ou príncipe. […]
  • Marajá e rajá: No século XII, os rajás eram os chefes de pequenos Estados que formavam a Índia. A palavra vem do sânscrito rajan, rei. Os reinos eram controlados por um poder central chefiado pelo marajá, que significa grande rei. Quando os muçulmanos invadiram a região da Índia, os chefes foram depostos. Os invasores assumiram os governos e os títulos.
  • Sultão: Do árabe sultan, que significa potência, esse título é dado a qualquer um que tenha autoridade política. É usado por soberanos de países do mundo islâmico, como Omã e Brunei. No século XI, quando o califado começou a se fragmentar, os sultões passaram a governar os pequenos reinos que surgiram.
  • Vizir: O termo quer dizer “aquele que ajuda a carregar o peso” e vem do árabe wazir. A função surgiu no século VIII. Cabia ao vizir ficar entre o califa e o povo. Mais tarde, o título foi estendido a todos os integrantes do ministério até os oficiais e governadores. Durante o Império otomano, o representante do califa era chamado de grão-vizir para diferenciá-lo dos demais vizires.
  • xah que quer dizer rei, o termo tem origem persa: . Desde o século VI antes de Cristo os líderes políticos da Pérsia, atual Irã, recebiam essa denominação. O título foi usado até 1979, quando a revolução islâmica no Irã instituiu o governo do aiatolá.
  • Xeque: A denominação pode ser usada por qualquer pessoa que tenha autoridade religiosa. Vem do árabe shaykh, que significa ancião.

Principais autoridades do Império turco-otomano em gravura do francês Jean Brindesi (1855): Mahmoud II, sultão; Kehaya-Bey, ministro do Interior;e Sadr’Azam, grão-vizir

DUARTE, Marcelo. Guia dos curiosos. www.guiados curiosos.com.br/index.php?cat_id=53355

 

Technorati Marcas:

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB