.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os sucessores de Maomé

Twit This! |

Depois de Hégira, Maomé passou a governar Yatreb. Seus seguidores empreenderam várias batalhas contra os habitantes de Meca. Apenas em 630, os muçulmanos conquistaram a cidade de Meca, onde assumiram o poder e destruíram os ídolos da Caaba.

Com a morte de Maomé, em 632 os primeiros califas (do árabe halifa, “sucessor”, “soberano” partiram para a conquista de terras e homens para o islamismo.Os muçulmanos, então sofreram sua primeira divisão. Uma parte deles, os xiitas, acreditava que a liderança político-religiosa dos muçulmanos deveria ser exercida por pessoas da família do profeta. Dessa forma, os sucessores de Maomé (ou califas) deveriam ser seu genro Ali ibn Abu Talib e seus descendentes.

Os sunitas foram contrários a essa proposta. Para eles. Maomé não havia deixado sucessores, e os muçulmanos eram livres para escolher seus governantes. Essa disputa impediu que Ali ibn Abu Talib assumisse imediatamente o cargo. Para chegar ao califado, esperou mais de vinte anos, assumindo o posto apenas em 656, quando se tornou o quarto califa.

Além dos sunitas e xiitas, os muçulmanos estão divididos em vários outros grupos religiosos.

As terras do Oriente Médio e do norte da África foram tomadas dos persas e dos bizantinos; as da península Ibérica foram conquistadas aos visigodos. Quando, em 732, na batalha de Poitiers, os francos barraram o avanço árabe na Europa Ocidental, O Império Islâmico era enorme. O mar Mediterrâneo era totalmente controlado por muçulmanos, a ponto de o historiador árabe Ibn Khandun dizer: “No Mediterrâneo os cristãos não conseguem fazer flutuar sequer uma tábua”

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB