.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Teatro – Esculturas – Poesia

Twit This! |

As artes gregas valorizavam o homem. É o que se pode concluir pelas obras de seus escultores, poetas e autores de peças teatrais.
O teatro grego, também originou-se da religião, como as olimpíadas, as peças eram representadas ao ar livre. Num mesmo dia eram encenadas várias peças. Freqüentar o teatro fazia parte da educação. Todos eram incentivados a comparecer aos espetáculos teatrais.
Em Atenas, todas aas atividades, inclusive o comércio e a rotina jurídica dos tribunais, eram interrompidas em dias de espetáculo.
Os atores e o coro trabalhavam num espaço em forma de círculo, como o que hoje chamamos de palco. Todos os artistas eram homens, para fazer o papel de mulher eles usaram máscaras e adequavam a voz e a roupa à personagem que representavam.
Os autores teatrais gregos escreveram peças que continuam sendo montadas hoje no mundo inteiro. Eles foram inventores de dois gêneros teatrais consagrados: a comédia e a tragédia.
Entre os autores gregos de tragédias destacam-se:
Ésquilo (525-456 a.C): escreveu entre outras peças, Prometeu acorrentado e Os persas. Esse autor sempre procurava passar algum ensinamento moral. Em Os persas pode-se ler:
Mortais, não vos mostreis excessivamente orgulhosos. Da flor do orgulho nasce a espiga da infelicidade, que só oferece uma colheita de lágrimas”
Sófocles (496-406 a.C): autor de Édipo rei, Antígona e Electra, procurou mostrar que nenhum ser humano podia fugir de seu destino.
Aristófanes: (445-386 a.C): autor de Lisístrata, As nuvens e As rãs, escreveu comédias em que, quase sempre, ridicularizava os políticos.
Esculturas
Os gregos sempre glorificavam o ser humano, mesmo quando faziam  estátuas de um deus. Pode-se notar essa característica nas obras de dois dos mais talentosos escultores gregos; Fídias, criador da estátua da deusa Atena, e Praxísteles, conhecido pela perfeição com que esculpia a figura humana.
 escultura: Atena deusa da sabedoria – filha de Zeus e Métis
Poesia
A poesia grega continua servindo de inspiração a muitos artistas atuais. A Ilíada e a Odisséia ambos de Homero, a tornaram conhecida no mundo todo. Alguns estudiosos entendem que esses poemas não foram obra de um só homem, mas eram poemas populares, transmitidos oralmente e que foram escritos depois de muito tempo. Ali são narrados  feitos heróicos dos gregos. A famosa história do cavalo de Tróia é contada no poema Ilíada.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB