.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A origem do Renascimento

Twit This! |

A  mudança nas artes, ocorrida inicialmente na península Itálica, ficou conhecida como Renascimento. Ainda hoje, em cidades como Florença, Roma e Veneza, podem ser vistas grandes obras daquela época. Além de monumentos, esculturas  grandes igrejas e palácios, há museus com vastos acervos, como o Museu do Vaticano e a Galeria Uffizi, em Florença, na Itália.

O primeiro artista a utilizar a palavra renascimento para classificar as obras de arte de sua época foi provavelmente Giorgio Vasari. Em 1550, Vasari publicou o livro Vidas dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos. Nessa obra, ele afirma que as esculturas feitas antes do Renascimento “mais pareciam trabalhos realizados numa pedreira do que obras de um artista”.

Para Giorgio Vasari, o “renascimento das artes” teria começado no século XIV, quando houve uma ruptura com a arte medieval, especialmente a partir das pinturas de Giotto. Vasari acreditava que essa arte não era totalmente nova, mas o renascimento de uma arte que já existira durante a Antiguidade greco-romana.

histblogsu025 imagem: Galeria degli Uffizi, Florença, Itália: A primavera (c. 1478), de Sandro Botticelli. Nesta pintura Botticelli representa Vênus em companhia das três Graças. Mercúrio e Flora, entre outros personagens mitológicos. A deusa Vênus simboliza o humanismo, a cultura florentina da época.

 Sandro Botticelli

Alessandro di Mariano Filipepi] (1445 – 1510). Nascido em Florença, aos 25 anos já tinha seu próprio ateliê. Em 1481 foi chamado a Roma pelo papa Sisto IV para trabalhar na decoração da Capela Sistina, onde realizou obras que lhe deram fana. De volta a Florença trabalhou principalmente para a família Medici. Nessa época, produziu sua pinturas mais célebres, como O nascimento de Vênus e a Virgem do Magnificat.

Vídeo sobre Botticelli

Vídeo mostra um pouco da vida e obra de Botticelli

Giotto de Bondone (1266 – 1337). Pintor e arquiteto florentino. Pintou o interior de capelas e igrejas de Roma, Florença e Nápoles. Ainda muito jovem, pintou a vida de São Francisco na Basílica de Assis e, em Roma restaurou o mosaico com a imagem da caminhada de Cristo sobre as águas. Considerado por muitos como o fundador da pintura moderna, Giotto foi um dos maiores nomes do afresco, uma técnica de pintura mural.

 A lamentação - afresco de Giotto - imagem:Capela de Scrovegni, Pádua, Itália – A lamentação (1305 – 1306), afresco de Giotto, pintor que, segundo Giorgio Vasari teria dado origem ao Renascimento.

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB