.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A independência da América Inglesa - Cronologia

Twit This! |

(1756-1789)

Sustentamos essas verdades por serem evidentes por si mesmas: que todos os homens nascem  iguais; que eles são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que, para garantir tais direitos, são instituídos governos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados. Que, todas as vezes que qualquer forma de governo se torne destrutiva desses objetivos, é do direito do povo altera-la ou aboli-la [...]

MORRIS, Richard. Documentos básicos da história dos Estados Unidos. Rio de Janeiro/São Paulo/Lisboa: Fundo de Cultura, 1964, P. 37

Em 1776 os iluministas passaram das ideias para a prática. Em nome delas, os habitantes da América do Norte tomaram as armas e se libertaram do domínio da Inglaterra.

Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, impressa em 1776 por Hugh Gaine 

Cronologia

  • 1756  Tem início a Guerra dos Sete Anos, entre a França e a Inglaterra
  • 1764  O governo inglês impõe às suas colônias a Lei do Açúcar. Seguem-se a Lei do Selo (1765) e a Lei do Chá .
  • 1773  Colonos disfarçados de índios protestam em Boston contra a Lei do Chá.
  • 1774  O Parlamento inglês aprova as Leis Intoleráveis; representantes dos colonos se reúnem no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia e pedem a revogação das Leis Intoleráveis.
  • 1775  Eclodem conflitos armados entre colonos e ingleses.
  • 1776  Reunidos no Segundo Congresso Continental da Filadélfia, os colonos aprovam a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
  • 1781  Apoiados por forças francesas e espanholas, os colonos vencem as tropas inglesas na batalha de Yorktown.
  • 1783   É assinado o Tratado de Versalhes, pelo qual o governo da Inglaterra reconhece a independência dos Estados Unidos.
  • 1787   É aprovada a Constituição dos Estados Unidos da América.
  • 1789  George Washington é eleito presidente dos Estados Unidos.

O processo de independência

Entre 1756 e 1763, ingleses e franceses se envolveram na Guerra dos Sete Anos, iniciada por causa da disputa de fronteiras entre suas colônias na América do Norte e na Índia. A Inglaterra aliou-se à Prússia para combater a França e seus aliados: Áustria, Rússia, Espanha e Saxônia.

Diversas batalhas foram travadas na Europa, na Ásia. Nas colônias inglesas da América do Norte, os indígenas se aliaram tanto aos franceses quanto aos ingleses e tiveram papel ativo nos combates.

Cartaz referente à Independência dos Estados Unidos

Derrotada, a França cedeu aos ingleses o Canadá, o vale do Ohio e parte das Antilhas. Os espanhóis, que auxiliares os franceses na América, receberam deles o oeste do Mississipi, mas tiveram de ceder a Flórida à Inglaterra.

CARDOSO, Oldimar. coleção Tudo é História. ensino fundamental.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB