.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Principais batalhas e a derrota do Paraguai

Twit This! |

Uma das características mais marcantes da guerra foi a violência indiscriminada de ambos os lados. Praticamente não havia prisioneiros. Todos eram sumariamente degolados.

A batalha do Riachuelo e depois a de Tuiuti em março de 1866 foram importantes, pois garantiram o domínio dos rios e abriram caminho para a tomada para a fortaleza de Humaitá. Somente depois da nomeação de Caxias e da queda de Humaitá, o caminho para tomar Assunção (capital paraguaia) ficou mais fácil. Depois de perseguição feroz, os exércitos aliados chegaram a Assunção no dia 1 de janeiro de 1869. Solano Lopez estabeleceu uma capital provisória mais ao norte, onde pretendia resistir ao avanço dos soldados brasileiros, que nessa altura da luta, eram maioria.

Mas Solano López ainda resistiu, utilizando a tática de guerrilhas, por mais um ano, sendo derrotado e morto na campanha das Cordilheiras, em março de 1870. Estava terminada a guerra que destruiu um país e seu povo.

Conseqüências da guerra

A historiografia recente chama a atenção para as simplificações que até pouco tempo eram correntes nos livros de história. O Paraguai era visto como um país antiimperialista que lutava contra os interesses da Inglaterra, e, de certa forma, o Brasil era um intermediário dos interesses ingleses. Hoje, com base em novas pesquisas, historiadores têm desacreditado essa teoria e explicam a Guerra do Paraguai muito mais como resultante de choque de interesses regionais. De qualquer forma, as conseqüências para todos os países envolvidos no conflito, que durou de fins de 1864 a 1870, foram marcantes.

Para o Paraguai, o resultado da guerra foi brutal. Transformou-se numa das regiões mais pobres do mundo. As conseqüências ainda hoje são sentidas. Impossível saber, com precisão, o número de habitantes do Paraguai antes da guerra. Estudos recentes apontam algo em torno de 500 mil pessoas. Fontes divergentes indicam que talvez tenham morrido cerca de 200 mil pessoas. A maioria por causa de doenças. Para o Brasil, dos quase 140 mil soldados que foram lutar voltaram cerca de 90 mil. No plano financeiro o resultado imediato foi o aumento da dívida externa. Entretanto, o Exército brasileiro se transformou numa entidade tão importante que passou a ter constante presença nas decisões políticas. Basta lembrar que o Exército não cresceu somente em número, mas também em qualidade.

Os soldados que conviveram com outros latino-americanos voltaram acreditando mais no sistema republicano do que na monarquia. E principalmente não podiam admitir que os companheiros negros, de volta à pátria, continuassem escravos. Enfim, o exército passou a ser um foco de republicanismo e abolicionismo, dois importantes inimigos do Império brasileiro.

Vários oficiais que participaram do conflito foram os grande críticos da condução da guerra. Esse foi o caso do jovem Benjamin Constant Botelho Magalhães, que achava que tanto as altas patentes militares como, principalmente, os ministros civis eram, por exemplo, responsáveis pela sangrenta derrota brasileira sofrida na batalha de Curupaiti. Benjamin Constant seria um dos fundadores da república.

A guerra contra o Paraguai trouxe ao Brasil conseqüências políticas e profundas transformações sociais e  econômicas. Essas transformações aceleraram a crise do Império.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

 

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB