.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Revolução Tecnológica na Revolução Industrial

Twit This! |

Na primeira fase da Revolução Industrial, as descobertas que revolucionaram a maneira de produzir não estavam ligadas à pesquisa científica, mas nasciam do contato direto com o trabalho. Nessa segunda fase da Revolução Industrial, entretanto, as máquinas mais complexas e as novas matérias-primas, como a borracha, o petróleo etc., exigiam um novo tipo de pesquisa ligada à ciência moderna.

No final do século XIX já estava ocorrendo uma verdadeira revolução tecnológica: a construção dos primeiros motores elétricos, a transmissão de energia elétrica a longas distâncias através de cabos, o surgimento das primeiras lâmpadas elétricas, o aperfeiçoamento do telefone, o telégrafo sem fio e o uso do petróleo como combustível. Essa nova revolução deveu-se à crescente interação entre ciência e tecnologia.

Outra grande mudança na indústria, nas últimas décadas do século XIX, foi a produção em massa. Isso correspondeu à produção, em grandes quantidades, de mercadorias padronizadas, feitas em série. Nessa nova forma de produzir, cada unidade de uma mercadoria é exatamente igual à outra, o que não ocorria na produção artesanal.

Na segunda fase da Revolução Industrial, praticamente desapareceu a pequena empresa do pioneiro capitalista, dando lugar à gigantesca indústria, com seus magnatas e banqueiros, que controlavam a economia mundial. Mas algo de surpreendente estava acontecendo: a ex-colônia inglesa na América do Norte começava a se tornar tão industrializada quanto os países europeus, provocando uma revolução maior do que aquela que estava acontecendo no velho continente. Estava nascendo um país que disputava mercados: os Estados Unidos da América do Norte.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Technorati Marcas:

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB