.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Ditadura Nazista

Twit This! |

Durante o  período nazista, a indústria bélica, em particular, e a indústria, em geral, cresceram assustadoramente. Mas toda essa produção tinha um caráter imperialista, objetivando a guerra e baseando-se na extrema exploração do operariado alemão. O salário foi drasticamente rebaixado, e as grandes empresas como as Usinas de Krupp, cresciam de forma acelerada.
Mas, embora o Estado nazista estivesse intimamente ligado à alta burguesia do capital monopolista, precisava parecer um governo popular, ligado aos interesses dos trabalhadores.
Siga da SA, se refere à palavra alemã Sturmabteilung, que significa 'Pelotão Tempestade'.
Enquanto perseguia brutalmente os líderes dos partidos de esquerda, o governo de Hitler criou o Ministério do Reich para a Educação do Povo e Propaganda, sob a direção de Joseph Goebbels, considerado um gênio da propaganda moderna.
SS. sigla que se refere a palavra alemã Schutzstaffel, que significa  'Esquadrão de Proteção'.Ligado ao Partido Nazista, também conhecido  como Camisas Negras. Criado em 1925.
Um exemplo da eficiência desse ministério foi a organização dos festejos do dia 1º de maio, que passou a se chamar  Dia Nacional do Trabalhador Alemão. Após as comemorações, em 1933, Hitler fez um discurso comovente, que terminava dizendo: "Honra ao trabalho e respeito ao trabalhador". No dia seguinte, as tropas SS ocuparam os sindicatos, prenderam seus líderes e confiscaram os fundos sindicais. Foram extintos os partidos políticos, passando a existir somente o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que não era nem socialista nem de trabalhadores. Era o partido nacional do grande capital alemão.
Desfile dos membros da SS em desfile na cidade de Nuremberg, em 1933.
O pensamento nazista encontra-se sintetizado no livro Mein Kampf, de Hitler. Os fundamentos dessa ideologia eram,  o revanchismo contra a França, pois para Hitler era necessário ajustar contas com esse país. A necessidade da Alemanha se expandir territorialmente para o leste, onde se encontrava a Rússia Soviética. Isso resolveria dois problemas: esmagaria o comunismo, inimigo do nazismo, e anexaria uma das mais ricas e extensas terras da Europa. O racismo e a superioridade da raça ariana (alemã) eram outros dois princípios da doutrina nazista. Em seu livro, Hitler afirma que o povo escolhido por Deus para a conquista do mundo era o povo alemão. Os outros povos deveriam servir aos arianos.
Suástica. Símbolo religioso, a palavra vem do sânscrito (swastika), que significa felicidade, boa sorte. Símbolo muito antigo encontrado em diferentes culturas, como a hopi, asteca, celta, grega, hindu, budista. Na década de 1920, a suástica foi adotada como emblema oficial do III Reich e do Partido Nacional-Socialista alemão e se tornou o símbolo do nazismo. 
O anti-semitismo de Hitler é até hoje muito discutido. O judeu era o "judas" das massas alemãs. Guiados pela propaganda de Groebbels, os alemães identificavam os judeus com os banqueiros, tidos como exploradores, responsáveis pelos males da Alemanha. Os banqueiros judeus eram colocados lado a lado com os comunistas, em uma incompreensível aliança contra a Alemanha. A massa ignorante aceitava essa absurda relação.
semita: Indivíduo dos semitas, família etnográfica e linguística que inclui os hebreus os assírios, os aramaicos, os fenícios  os árabes, os judeus.

Antissemita: Pessoa que é contrária aos semitas, principalmente judeus
 

SS: Esta sigla se refere à palavra alemã Schutzstaffel, que significa literalmente 'Esquadrão de Proteção'. É o nome de um grupo paramilitar ligado ao Partido Nazista, também conhecido como Camisas Negras. Criado em 1925 para dar proteção aos líderes do Partido, foi incorporado ao Estado alemão depois da conquista do poder pelos nazistas.
SA. Esta sigla se refere à palavra alemã Sturmabteilung, que significa 'Pelotão Tempestade'. Designa um grupo paramilitar ligado ao Partido Nazista, também conhecido como Tropas de Assalto ou Camisas Marrons. Criado em 1920 para combater os inimigos do partido, o grupo foi incorporado ao Estado alemão após a conquista do poder pelos nazistas.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único. CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental.
Technorati Marcas:
Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB