.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O FIM da Segunda Guerra

Twit This! |

O Japão, no Extremo Oriente, resistia aos ataques americanos como uma fera acuada e condenada. Recorreu a todos os artifícios para tentar deter os americanos. Um dos mais famosos, foi a introdução de pilotos suicidas, os kamikazes, que se atiravam, com seus aviões carregados de bombas, sobre os navios americanos.

No dia 6 de agosto, a aviação americana lançou uma nova arma sobre o Japão: a bomba atômica, que destruiu a cidade de Hiroshima. Logo a seguir a cidade de Nagasáqui também foi bombardeada com a arma atômica. Muitos pensadores acham que tal arma não precisaria ser utilizada, pois o Japão já estaria derrotado.

No dia 9 de agosto, a União Soviética declarou guerra ao Japão, Segundo o acordo de Yalta. As forças soviéticas derrotaram os japoneses na Manchúria.

Os resultados da guerra

A Segunda Guerra foi a maior da história. Logo depois do conflito, houve uma tentativa de contar os mortos. Até 1991, considerava-se, que a União Soviética teria perdido 20 milhões de pessoas. Hoje, com o fim do regime soviético, temos acesso aos recenseamentos do período da guerra e dos anos posteriores, e eles revelam números mais aterradores.

Milhões de pessoas também pereceram nos campos de concentração nazistas. Esses campos de concentração existiam antes mesmo de começar a guerra. Os judeus foram particularmente visados pelos nazistas. Para eles  se planejou a terrível "solução final", ou seja, o extermínio total do povo judeu.

Quando a guerra terminou, o mundo estava dividido: de um lado os países capitalistas; de outro, os socialistas. Era a chamada Guerra Fria. Até os últimos dias da década de 1980, ainda vivíamos sob a ameaça de outro conflito entre as potências, e desta vez com armas atômicas, o que significaria a destruição do mundo. Hoje, isso parece ser um filme de ficção científica. A derrocada do império soviético colocou um fim no polarização militar mundial.

The Sculpture of Love and Anguish

A Escultura do Amor e da Angústia é um monumento dedicado aos 6 milhões de vítimas do Holocausto.

Escultura do Amor e da Angústia, de Kenneth Treister. Monumento dedicado às vítimas do Holocausto

 

A escultura é um monumento dedicado aos 6 milhões de vítimas do Holocausto. O imenso braço nasce da terra,  como se fosse o último gesto de uma pessoa morrendo. É uma visão do Holocausto congelada em bronze. No gigante braço está tatuado um número, forma como eram identificados os prisioneiros no campo de concentração de Auschwitz. O braço está envolto por cem figuras humanas também em bronze. As figuras estão divididas em diferentes grupos. Algumas parecem gritar com angústia, outras com dor e desespero. Outras ainda são representadas como se estivessem morrendo num inferno.

A escultura está localizada numa grande praça, com espelho d'água cujos reflexos oferecem múltiplas visões do céu e dos bosques.

O conjunto da obra faz parte do Memorial do Holocausto, localizado na cidade de Miami, mais precisamente na avenida  Meridian 1933/1945. Esse número, foi escolhido por significar o início e o fim do regime nazista na Alemanha.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB