.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Organização das Nações Unidas (ONU)

Twit This! |

Ao final da Segunda Guerra Mundial, acentuou-se a preocupação com a paz mundial. Em 24 de outubro de 1945, representantes das cinqüenta nações, reunidos na Conferência de São Francisco, criaram a Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo, entre outras coisas, preservar a paz e a segurança no mundo. Com sede em Nova York, a ONU é ainda hoje o principal organismo internacional.

Os seis principais órgãos da ONU são o Secretariado, o Conselho de Segurança, a Assembléia Geral, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Conselho Econômico e Social.

O Conselho de Segurança é encarregado da manutenção da paz e da segurança internacional e tem o direito de intervir em qualquer disputa ou confronto entre dois ou mais países. É formado por quinze membros: Dez são eleitos para um período de dois anos e cinco são permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, e França). Os membros permanentes têm direito de veto sobre as decisões do Conselho. Por vezes, esse direito de veto dado a cada um dos "cinco grandes" impediu o Conselho de Segurança de manter a paz. Em 1963, por exemplo, membros desse conselho propuseram que os Estados Unidos não interviessem na Guerra do Vietnã. Os Estados Unidos simplesmente vetaram a proposta e entraram na guerra. Por isso, analistas de várias partes do mundo fazem duras críticas ao enorme poder dos "cinco grandes" na ONU.

Da ONU também fazem parte importantes órgãos especializados como a Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura, a FAO- Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a infância, a OMS - Organização Mundial da Saúde, o FMI - Fundo Monetário Internacional, o BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial), entre outros.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História Sociedade e Cidadania. ensino fundamental.

Technorati Marcas:

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB