.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Rússia - Organização econômica

Twit This! |

A economia do novo país praticamente ficara paralisada. Diante desse quadro, Lenin adotou o chamado Comunismo de Guerra, que regulamentava rigidamente a produção e o consumo do país durante a Guerra Civil. Toda  a produção foi confiscada. As fábricas eram geridas por um diretor, assistido por um conselho operário. No campo, o Estado estabeleceu o confisco dos cereais. Quando a Guerra Civil deixou de ameaçar o Estado socialista, nova política econômica foi adotada.

Em 1921, instituiu-se um grupo para estudar a planificação econômica chamado de Gosplan. Enquanto Gosplan fazia seus estudos, Lenin elaborou a Nova Política EconômicaNPE (ou NEP). Lenin achava que era preciso recorrer à iniciativa privada para reconstruir a economia e incentivar o renascimento da indústria, ao mesmo tempo que se forneceriam os gêneros alimentícios necessários às cidades.

Pela NPE os camponeses poderiam vender livremente seus produtos no mercado. Incentivou o pequeno artesão e o pequeno empresário. Abriu o país aos investimentos estrangeiros, mas sob rigoroso controle. A economia começou a se reanimar com o crescimento da produção agrícola e a pequena produção industrial.

No fim de 1923, a NPE dava sinais de decadência.Essa política proporcionou o aparecimento de aproveitadores e de médios proprietários (kulak), interessados no aumento de preços. Por isso pensava-se em retomar o ritmo da socialização.

A luta pelo poder

Em 1924, Lenin morreu, e a luta pelo poder se intensificou. Essa luta começou entre o secretário do partido, Stalin, e Trotski, comissário da defesa e um dos mais destacados líderes e teóricos do movimento.As disputas teóricas entre os dois podem ser resumidas da seguinte maneira: Para Trotski, o socialismo na Rússia só sobreviveria se a revolução socialista se estendesse a outros países, por isso, ele defendia a tese  da "revolução permanente". Para Stalin, o socialismo deveria se consolidar primeiramente na Rússia, para depois se estender a outros países: era a tese do "socialismo num só país".

Stalin iniciou um ardiloso esquema para desacreditar Trotski diante das bases do partido. Em 1925, Stalin conseguiu destituir Trotski do cargo de comissário da defesa, Este passou a fazer violenta oposição ao secretário geral. Stalin, utilizando-se de sua força e da polícia secreta (GPU), venceu seus adversários. Dois partidários de Trotski foram condenados à morte. Trotski foi expulso da União Soviética, exilando-se no México, onde foi assassinado, em 1940, por um agente de Stalin. A partir de 1929, Stalin estabeleceu uma ditadura pessoal na União Soviética, de certa forma contrariando o conceito lenista de socialismo.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB