.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Tenentismo

Twit This! |

Até 1930, os políticos dos estados de São Paulo e Minas Gerais dominaram a República brasileira. Por meio do voto de cabresto, manipulavam o resultado das eleições e usavam o Estado brasileiro em seu favor.

Essa situação vinha provocando o descontentamento de diferentes setores da sociedade, como a classe trabalhadora e a pequena burguesia.

Os militares do Exército também estavam descontentes, principalmente alguns jovens oficiais, genericamente chamados de tenentes.

Os tenentes defendiam uma série de mudanças no sistema político brasileiro, como a implantação do voto secreto, o combate à corrupção, o fim das oligarquias, o fortalecimento do Estado e da própria instituição militar. Para eles, o ano de 1922 poderia ser o início dessa mudança, pois em março a população iria às urnas eleger um candidato para suceder ao presidente Epitácio Pessoa.

 Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

Disposto a romper com o tradicional predomínio de representantes dos estados de São Paulo e Minas Gerais na Presidência, políticos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Bahia se uniram em torno  de um grupo chamado Reação Republicana. Com o apoio dos tenentes lançaram a candidatura do fluminense Nilo Peçanha para concorrer com o candidato oficial do governo, o mineiro Artur Bernardes.

Nilo Procópio Peçanha 

Com 1,5 milhão de votos Artur Bernardes derrotou seu  adversário. Mas nem a Reação Republicana nem os  militares aceitaram o resultado oficial.

Artur da Silva Bernardes

Em meio à tensão política, o ex presidente Hermes da Fonseca, na época presidente do Clube Militar, criticou a intervenção de Epitácio Pessoa nas eleições para governador realizadas em Pernambuco. O governo mandou prender Hermes da Fonseca e fechou o Clube Militar.

Voto de cabresto

Nas primeiras décadas do século XX, o voto não era secreto e isso facilitava as fraudes eleitorais. As pessoas eram obrigadas a votar nos candidatos indicados pelos coronéis. (os grandes latifundiários). Era o chamado voto de cabresto. Muitos eleitores votavam mais de uma vez e outros compareciam às urnas com documentos falsos, muitos deles, em nome de pessoas já falecidas.

 

A velha corrupção

Os tenentistas achavam que a corrupção era um dos sérios problemas do Estado brasileiro. Eles a consideravam um dos "vícios" dos governos republicanos.

Apesar da revolta dos tenentistas, a corrupção não deixou de ser associada ao Estado brasileiro. Leia texto a seguir

A corrupção no Brasil

O nível de corrupção no Brasil não melhorou no último ano, de acordo com o índice de Percepção de Corrupção de 2004, divulgado nesta quarta-feira, em Londres, pela Transparência Internacional.

O documento [...] afirma que o Brasil permanece com o índice registrado no ano passado: 3,9 em uma escala de 0 a 10 (em que 10 corresponde ao menor grau de corrupção)

Segundo a diretora regional das Américas da Transparência Internacional, Silke Pfeiffer, o nível igual a 3 ou menor indica "corrupção endêmica, em que o sistema já não dispõe mais de mecanismos para lidar com a corrupção" Este é o caso de 50% dos países da América Latina.

Todos os outros, com exceção do Chile e do Uruguai, tem índices menores do que 5.

WELLBAUM, Andréa. Brasil fracassa em reduzir corrupção, diz estudo. BBC Brasil, 20/10/2004.

http://noticiasterra.com.br/brasil/interna.,01406092-EI306,00.html

Transparência Internacional

Instituição privada sem fins lucrativos que se propõe a combater a corrupção em todo o mundo, por meio da pressão por reformas políticas e do monitoramento de governos, corporações e bancos. Elabora anualmente, em cada país, um Índice de Percepção de Corrupção, que avalia quanto os cidadãos confiam na honestidade do governo.

site: www.transparency.org

      www.transparencia.org.br

CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental.

Technorati Marcas:

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB