.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A China na virada do século

Twit This! |

A China, o mais populoso país do mundo, tem crescido de forma espetacular, cerca de 10% ao ano (1990-1999). Esse crescimento deveu-se sobretudo ao processo de reformas empreendido pelo governo chinês a partir de 1978. Esse processo incluiu:  as Quatro Grandes modernizações (da indústria, da agricultura, da ciência e tecnologia e das Forças Armadas); a criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEE), que receberam investimentos estrangeiros volumosos; a transferência de parte da produção agrícola para a iniciativa privada.

Oferecendo mão-de-obra barata e infra-estrutura para instalação de empresas, o governo chinês tem conseguido atrair capitais estrangeiros volumosos, que, além de estimular o crescimento da economia, favorecem a venda de seus produtos para o mundo todo. Daí, por exemplo, a avalanche de produtos chineses que entraram no Brasil na última década.

Dois fatos recentes deram novo impulso à economia chinesa: a devolução para a China de Hong Kong (ex-Grã Bretanha) e Macau (ex-Portugal). Hong Kong, um dos portos mais movimentados da Ásia, devolvida em 1997, é um grande centro financeiro; Macau, devolvida em 1999, vive sobretudo do turismo.

O dinamismo da economia chinesa, a tendência ao padrão de vida dos chineses continua se elevando e os baixos preços dos transportes, moradia, alimentação, vestuário, educação assistência médica, cultura e serviços fazem da China atual uma potência econômica de primeira grandeza.

No campo político, porém a China mantém o regime de partido único (PCCh), e o governo tem praticado atos arbitrários e ditatoriais, o que tem gerado protestos populares. Um dos episódios que mais chocaram a opinião mundial foi o massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989.

 

Um jovem desarmado coloca-se na frente de uma coluna de tanques, durante a repressão às manifestações na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em 1989. O movimento liderado por estudantes universitários, exigia reformas sociais e políticas.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. coleção: História Sociedade & Cidadania. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB