.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A descolonização da África e da Ásia

Twit This! |

No fim da Segunda Guerra Mundial, para evitar que uma nova guerra ocorresse, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU). Desde sua criação, a ONU defendeu o "direito de autodeterminação dos povos", isto é, o direito de cada povo formar seu próprio país.

Naquele momento, muitas regiões do planeta não formavam países, pois eram colônias européias. Em várias regiões da Ásia e da África, a população dessas colônias passou a lutar por sua independência.

Razões da Independência

De modo geral, a maioria dos estudiosos concorda que a independência dos países da África, da Ásia e da Oceania está ligada aos seguintes fatores:

  • A luta dos nativos desses continentes contra os dominadores europeus.
  • O enfraquecimento das potências imperialistas européias, como Inglaterra e França, por causa dos enormes prejuízos com a Segunda Guerra.
  • Idéias de base religiosa (budismo e islamismo, na Ásia) e política (pan-africanismo e negritude, na África, socialismo, tanto num continente quanto no outro). O pan-africanismo defende a união e a independência de todos os povos africanos. Esse ideal, proposto por Jomo Kennyata, do Quênia, foi transformado em doutrina por intelectuais negros norte-americanos. A negritude é um movimento nascido na África nos anos 1930; foi idealizado pelo senegalês Leopold Senghor e propunha a valorização das culturas negro-africanas.
  • O apoio que os movimentos de libertação da Ásia e da África receberam dos Estados Unidos e da União Soviética. Os Estados Unidos justificavam seu apoio como forma de combater o "perigo" da expansão comunista naqueles continentes. A União Soviética, por sua vez, acusava o colonialismo de ser produto do capitalismo.
  • A solidariedade dos países africanos e asiáticos recém-libertos para com as lutas dos colonizados. Na conferência de Bandung realizada em 1955 na cidade de Bandung, na Indonésia, 29 países independentes - africanos e asiáticos em sua maioria - deram a si próprios o nome de Terceiro Mundo. Declararam-se não-alinhados, ou seja neutros na Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética e comprometeram-se a apoiar as independências de outros povos da África, Ásia e Oceania.

Novos países

O processo de criação de novos países a partir das antigas colônias européias na África e na Ásia ganhou grande impulso depois da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, a França e a Inglaterra perderam o controle de muitas colônias, principalmente na Ásia.

Os primeiros países a seguir nesse processo foram:

1947
1947
1948
1948
1949
Índia
Paquistão
Ceilão ( atual Sri Lanka
Burma ou Birmânia (atual Mianma) ex-colônias britânicas na Ásia.
Indonésia, antiga colônia holandesa

Nas décadas de 1950 e 1960, duas  colônias inglesas na África se tornaram independentes:

1957
1960
1963
Gana, ex- Costa do Ouro.
Congo Belga
Quênia, ex-África Oriental Britânica.

Em algumas regiões, o processo de independência envolveu graves conflitos, como no Quênia, onde ocorreu a revolta dos Mau-Mau, movimento guerrilheiro liderado por Jomo Kenyatta.  A ele é atribuída uma frase que define bem o imperialismo europeu: "Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras".

O Império do Vietnã, antiga colônia francesa (Indochina) que declarou sua independência em 1954, manteve-se dividido em Vietnã do Norte e do Sul até 1976. As colônias francesas do Senegal e da Argélia obtiveram a independência em 1960 e 1962, respectivamente.

Entre 1973 e 1975, foi a vez das colônias portuguesas de Guiné Bissau, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe se transformarem em países independentes.

Várias outras colônias européias na África e na Ásia se tornaram independentes a partir da década de 1940. Esses novos países passaram a se organizar nas Conferências de Solidariedade Afro-Asiáticas, realizadas  em Bandung (1955) e no Cairo (1957), onde criou-se a expressão Terceiro Mundo para nomear os países  neutros na Guerra Fria entre os Estados Unidos da América (EUA)  e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

 CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental. BOULOS JUNIOR, Alfredo. coleção: História Sociedade &Cidadania. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB