.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Guerra Irã-Iraque

Twit This! |

Na década de 1970, o Irã era governado pelo xá Reza Pahlevi, que favorecia os interesses dos Estados Unidos na região. Em 1979, um grande movimento popular liderado pelo chefe religioso aiatolá Khomeini derrubou o governo de Pahlevi. Um novo governo foi organizado, totalmente controlado pelos dirigentes religiosos do país, seguidores do islamismo de linha xiita. As relações diplomáticas com os EUA foram rompidas.

Mohamed Reza Pahlevi (xá Reza Pahlevi)

Com a ascensão dos xiitas no Irã, os xiitas do vizinho Iraque, sentiram-se estimulados a tentar derrubar a minoria sunita que controlava o poder no país, governado por Saddam Hussein. Em abril de 1980, xiitas iraquianos tentaram assassinar o vice-primeiro-ministro, Tariq Aziz. O governo iraquiano achou que os xiitas do Irã estavam por trás do atentado e reagiu movendo suas tropas para tomar a província iraniana de Khuzestan, rica em petróleo.

Ruhollah Khomeini, Lider xiita (aiatolá Khomeini) 

 

O governo dos EUA apoiou o governo de Saddam Hussein nessa guerra estimulando seus aliados a fazer o mesmo. O aiatolá Khomeini opôs-se a qualquer trégua com o regime de Saddam Hussein. A guerra se estendeu até 1988, sem que um dos lados saísse vitorioso. Mais de 500 mil soldados morreram.

Saddam Hussein

Em 1990, o governo iraquiano acusou o Kuwait de reduzir os preços do petróleo, a principal riqueza desses dois países. Tropas iraquianas invadiram o Kuwait, de onde foram expulsas, no ano seguinte, por tropas dos Estados Unidos. Apesar de derrotado, Saddam Hussein continuou no poder até 2003, quando foi derrubado por forças militares dos EUA e da Inglaterra, que invadiram o país.

  • Xá: Título do rei da Pérsia entre o século VI a.c. e o ano de 1979.

  • Aiatolá: NO Irã, título atribuído aos especialistas xiitas da lei islâmica.

  • Xiita: Partidário do xiismo, ramo da crença muçulmana que sustenta só serem autênticas as tradições transmitidas pelos califas, os descendentes do profeta Maomé.

  • Sunita: No islamismo, designação comum aos muçulmanos que contestam o poder dos califas, supostos sucessores do profeta Maomé. Os sunitas acreditam que Maomé não deixou sucessores e que os muçulmanos de cada região são livres para escolher seus governantes.

  • CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino Fundamental.

    Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

     

    ©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB