.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Fim do Estado Novo e o "quererismo"

Twit This! |

No Brasil, muitos políticos e estudantes universitários aproveitaram-se da luta contra as ditaduras nazi-fascistas para combater a "ditadura interna", chefiada por Getúlio Vargas.

Em outubro de 1943, veio a público o Manifesto dos Mineiros, documento por meio do qual figuras importantes da política de Minas Gerais exigiam a democratização do país. Nesse mesmo ano, em dezembro, estudantes universitários da União Nacional Estudantil (UNE) saíram em passeata contra o governo.

Percebendo que a oposição ao seu governo ficava cada vez mais forte, Vargas decidiu ele próprio liderar o processo de democratização do país. No início de 1945, marcou as eleições presidenciais para dezembro daquele ano, concedeu anistia ampla aos condenados políticos e liberou a atividade dos partidos políticos.

Organizaram-se então, naquele mesmo ano, quatro importantes partidos políticos: a UDN (União Democrática Nacional), liderada pelas elites antigetulistas; o PSD (Partido Social Democrático), organizado por Vargas, reunindo as elites getulistas; O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), organizado por Vargas e apoiado por vários dirigentes sindicais; e o PSP (Partido Social Progressista), organizado por Ademar de Barros, que tinha forte expressão em São Paulo.

Nessa época, o PCB (Partido Comunista Brasileiro), que estava na clandestinidade, foi legalizado e pôde participar das eleições presidenciais marcadas para 2 de dezembro de 1945. Essas eleições seriam disputadas por três candidatos: o general Eurico Gaspar Dutra, pela coligação PSD-PTB; o brigadeiro Eduardo Gomes, pela UDN; e o engenheiro Yedo Fiúza, pelo PCB.

Getúlio, por sua vez, fazia um jogo duplo: ao mesmo tempo que apoiava a candidatura Dutra, incentivava o quererismo, movimento popular que, aos gritos de "Queremos Getúlio", pedia que ele continuasse no poder. Assustados com a enorme popularidade do ditador, as oposições militares e civis, tendo à frente a UDN, uniram-se para derrubá-lo. Em 29 de outubro de 1945, tropas lideradas pelo general Góis Monteiro cercaram o Palácio do Governo e forçaram Vargas a renunciar. O Estado Novo chegava ao fim.

BOULOS JUNIOR, ALfredo. coleção: História Sociedade & Cidadania. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB