.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O Levante de 1935

Twit This! |

Diante do crescente clima de agitação social e política, Getúlio Vargas solicitou ao Congresso Nacional a aprovação da Lei de Segurança Nacional. Por essa lei, o movimento sindical independente começou a ser perseguido, com a prisão de vários de seus dirigentes. A Aliança Nacional Libertadora teve suas atividades proibidas. Iniciava-se uma violenta repressão aos movimentos populares.

Parte dos militantes da ANL passaram a atuar na clandestinidade, preparando-se para o levante armado.

O levante começou, inesperadamente e com uma organização incipiente (início,princípio), no dia 23 de novembro de 1935, num quartel do exército em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Soldados e sargentos militantes da ANL depuseram o governador e instauraram um governo revolucionário de esquerda. O movimento ficou isolado e foi controlado pelas forças do governo no dia 25 de novembro.

No Rio de Janeiro, o capitão Agildo Barata tentou levantar o 3º Regimento de Infantaria, mas foi facilmente controlado pelas forças de Vargas. Imediatamente Getúlio Vargas decretou o estado de sítio. Isso significa que qualquer manifestação política contrária ao regime seria violentamente reprimida. Em dezembro de 1935, Filinto Müller, chefe da polícia, recebeu plenos poderes para iniciar a repressão a qualquer movimento de caráter político ou sindical. O caminho para a instauração de uma ditadura estava aberto.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio volume único.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB