.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A operação Condor

Twit This! |

Montada no início de 1970, a Operação Condor foi uma ação militar com o objetivo de destruir todos aqueles que eram considerados adversários políticos das ditaduras instaladas na América Latina. Os países participantes foram: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. A ação foi conjunta, financiada com dinheiro, apoio logístico e treinamento oferecidos pelo governo dos Estados Unidos.

A troca de informações sobre perseguidos políticos entre os governos militares sul-americanos já existia desde a década de 1960. Porém, a Operação Condor só foi formalizada em 1975, na XI Conferência dos Exércitos Americanos, realizada em Montevídéu, capital do Uruguai. Quem propôs sua criação foi o general Jorge Rafael Videla, comandante do Exército argentino que se tornaria chefe do governo militar de seu país.

Com a operação Condor, a polícia política de um país podia atuar livremente nos outros países envolvidos, prendendo, seqüestrando e torturando pessoas. Um dos episódios mais conhecidos envolvendo a Operação Condor foi o atentado que matou o general Carlos Prats, militar chileno que se exilara em Buenos Aires após o golpe de Estado ocorrido em seu país. Outro caso foi o assassinato do general boliviano Juan José Torres, que governou a Bolívia de outubro de 1970 até agosto de 1971, quando foi derrubado por um golpe de Estado. No Brasil, a Operação Condor permitiu o seqüestro do casal de uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz, em Porto Alegre.

O general Carlos Prats e sua mulher, Sofia Cuthbert, foram assassinados em um atentado a bomba contra seu automóvel em 29 de setembro de 1974, no bairro residencial de Palermo, Buenos Aires. O crime é atribuído à Dina, a polícia política do governo Pinochet.

 

A Exceção

Em 1979, enquanto muitos países americanos eram governados por ditaduras apoiadas pelo governo dos Estados Unidos, na Nicarágua ocorreu a derrubada do ditador Anastásio Somoza Debayle, pela Revolução Sandinista. Somoza governou o país entre 1967 e 1972 e entre 1974 e 1979.

Os nicaraguenses constituíram um governo chamado sandinista, em homenagem ao político nicaraguense Augusto César Sandino (1893-1934), assassinado pelo pai de Somoza. Esse governo adotou políticas nacionalistas e se aproximou dos países socialistas. Esteve no poder até 1990, liderado por Daniel Ortega Saavedra. Impossibilitados de retomar o poder nesse período, os aliados do governo dos Estados Unidos na Nicarágua foram orientados a sabotar o governo de seu país por meio de cartilhas com as seguintes ilustrações:

CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Receba por e-mail. Obrigado pela visita e volte sempre.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB