.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Corrente pra Frente

Twit This! |

Seleção Brasileira: Copa do Mundo de 1970.Félix, Brito, Wilson Piazza, Carlos Alberto, Clodoaldo, Marco Antônio, Jairzinho, Gérson, Tostão, Pelé, Rivellino, Ado, Roberto Miranda, Baldocchi, Fontana, Everaldo, Joel, Paulo César, Edu, Dario, Zé Maria, Leão, Técnico - Mário Jorge Lobo Zagallo.

A medida que a copa de 1970 se aproximava, as possibilidades de interação futebol-poder se ampliavam. Ainda em 1969, apresentou-se uma oportunidade sem igual para o governo: a festa comemorativa em torno do milésimo gol de Pelé [...]. Nos dias seguintes ao seu feito sensacional, Pelé desfilou em carro aberto em Brasília, sendo recebido pelo presidente Médici, que lhe concedeu a medalha do mérito nacional e o título de comendador. [...]

A Seleção, entretanto, vinha acumulando uma série de problemas, entre derrotas em amistosos, polêmicas com outros treinadores e divisões internas. [...].

Para tumultuar ainda mais o ambiente, veio à tona toda a polêmica envolvendo o artilheiro Dario, jogador que encantava o próprio presidente Médici, que, aliás, na sua paixão pelo futebol, também admirava o esquema de jogo [...] [do técnico João] Saldanha e os resultados obtidos nas eliminatórias. Dizia-se que o presidente queria ver o jogador na Seleção. [...]

Mas com o time em desacerto, tudo era motivo para o questionamento, levando Saldanha a retrucar as opiniões que os repórteres diziam ser do presidente com a mais célebre de suas tiradas: "Pois olha: o presidente escala o ministério dele que eu escalo o meu time". Não se sabe ao certo  se Médici estava tão empenhado na escalação de um jogador específico [...]. Certo sim é que a figura de Saldanha era considerada muito inconveniente pelo seu destempero e por sua propalada independência política. Temia-se que o treinador chegasse ao México com uma lista de presos políticos no bolso, e, em entrevista coletiva, diante de microfones e câmeras do mundo todo, denunciasse o desrespeito aos direitos humanos que vinha ocorrendo no Brasil. [...] Alguns dias depois a comissão técnica foi "dissolvida" e Mário Jorge Lobo Zagallo que treinava o Botafogo do Rio, foi apresentado como sucessor de Saldanha.

 

O Brasil teve uma participação brilhante na Copa do Mundo 1970, sagrando-se campeão vencendo todas as partidas. Na primeira fase o Brasil começou goleando a Tchecoslováquia por 4x1,  no jogo seguinte venceu a Romênia por 3x2. O último jogo da primeira fase, contra os ingleses, campeões da Copa do Mundo anterior,  decidiu a primeira colocação do grupo em uma partida  muito disputada na qual o Brasil venceu por 1x0. Nas quartas-de-final  a equipe brasileira derrotou a seleção do Peru, cujo técnico era o grande craque brasileiro Didi, com um  placar de 4x2.

Na semi-final, em um jogo  muito tenso contra os  rivais uruguaios, o Brasil venceu por 3x1. A final foi contra a Itália, que, como o Brasil também já havia ganho duas Copas do Mundo, de modo que o vencedor levaria em definitivo a Taça Jules Rimet. O primeiro tempo terminou empatado em 1x1, mas na  fase final a seleção brasileira dominou e venceu  por 4x1. Com essa conquista o Pelé fechava com chave de ouro sua participação na seleção brasileira, que também contou com estrelas de primeira grandeza como: Tostão, Rivelino, Carlos Alberto, Jairzinho, entre outros.

Taça Jules Rimet

 

Tema Musical Brasileiro da Copa do Mundo 1970

Pra Frente Brasil

(Miguel Gustavo)

Noventa milhões em ação,

Pra frente Brasil,

Do meu coração...

Todos juntos vamos

Pra frente Brasil,

Salve a Seleção!

De repente

É aquela corrente pra frente,

Parece que todo o Brasil deu a mão...

Todos ligados na mesma emoção...

Tudo é um só coração

Todos juntos vamos

Pra frente Brasil! Brasil !

Salve a Seleção!!!

fonte: http://www.mochileiro.tur.br/copa-1970.htm

CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB