.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Diretas-Já!

Twit This! |

A população só mostrou todo o seu descontentamento com o regime militar na campanha por eleições diretas para presidente da República. O pontapé inicial da campanha foi um comício realizado em São Paulo. A campanha das Diretas Já, como ficou  conhecida, logo se espalhou pelo país.

 

Comício das Diretas-Já, realizado em janeiro de 1984, na praça da Sé, centro de São Paulo

 

Os comícios da campanha das Diretas Já eram verdadeiros shows ao ar livre aos quais compareciam artistas, jogadores de futebol, personalidades públicas e políticos de prestígio. Ocupar as ruas era uma forma de exercer a cidadania.

Tentando assumir o controle desse processo político, o PMDB organizou e liderou uma grande frente política pelas eleições diretas. Um de seus membros, o deputado mato-grossense Dante de Oliveira, propôs no Congresso a volta imediata das eleições diretas para presidente da República. A votação da Emenda Dante de Oliveira, em 25 de abril, foi boicotada por uma parte  dos deputados liderada por Paulo Maluf. Com isso, não se conseguiu os dois terços do total dos votos do Congresso exigidos para a aprovação de emenda constitucional. A derrota da Emenda Dante de Oliveira significou uma grande frustração para a maioria dos brasileiros.

A escolha do presidente ficou ainda  a cargo do Congresso, que durante a ditadura foi utilizado para simular a eleição dos presidentes escolhidos pelos militares.

Apenas dois partidos lançaram candidatos à Presidência da República: O PMDB indicou Tancredo Neves e o PDS lançou Paulo Maluf. Apesar disso, vários deputados e senadores do PDS resolveram apoiar Tancredo Neves. Em troca, negociaram a entrada do presidente do PDS, José Sarney, como vice de Tancredo. A maior parte dos deputados e senadores que deixaram o PDS deu origem ao grupo Frente Liberal, que mais tarde se transformou no Partido da Frente Liberal (PFL).

A vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral foi esmagadora: conseguiu 480 votos contra 180 dados a Maluf, havendo 26 abstenções. O Colégio Eleitoral era formado ao todo por 686 parlamentares, entre deputados e senadores. Tancredo contou com votos até de setores do próprio partido do governo, que não queriam apoiar a candidatura de Paulo Maluf, político ligado ao regime militar. Formou-se a Aliança Democrática (PMDB e dissidentes do PDS) e, no dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente da República, rompendo o domínio exclusivo dos militares.

Tancredo Neves

Tancredo propunha começar uma Nova República no Brasil e contava com o apoio da grande maioria da nação. Mas ficou doente e no dia em que deveria tomar posse, 15 de março de 1985, foi operado. Morreu em abril, causando uma das maiores comoções populares no país desde a morte de Getúlio Vargas. O governo foi assumido por José Sarney.

 PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único. BOULOS JUNIOR, Alfredo. coleção: História Sociedade & Cidadania. ensino fundamental. CARDOSO, Oldimar. coleção: Tudo é História. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB