.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Estados Unidos - Governo Reagan

Twit This! |

Os republicanos no poder

Em 1981, o republicano Ronald Reagan assumia a presidência dos Estados Unidos. A gestão republicana se iniciou com um programa semelhante ao dos conservadores ingleses. Como era de se esperar, teve uma influência mundial muito maior, dada a importância econômica e política do país. Reagan cortou o orçamento, diminuiu os impostos sobre a renda e sobre a propriedade, ao mesmo tempo que reduziu drasticamente os investimentos em programas sociais. Se os pobres tinham necessidades, eles que trabalhassem, pensava Reagan.

 Ronald Reagan

Os gastos sociais representavam 19% do Produto Nacional Bruto. Isso significava uma massa de mais de 500 bilhões de dólares. O presidente queria economizar esse dinheiro. Costuma-se dizer que durante a era Reagan, os ricos ficaram mais ricos e os pobres mais pobres. Talvez por isso mesmo a economia tenha dado sinais de recuperação, pois os capitalistas passaram a ter mais dinheiro para investir.

Reagan apelou também para o sentimento nacionalista americano, bastante desgastado desde a derrota no Vietnã. Com a invasão da ilha de Granada, governada por um simpatizante de Cuba, Ronald Reagan procurou demonstrar que o perigo comunista estava de volta. Com isso desenvolveu o programa chamado "guerra nas estrelas", projeto mirabolante de defesa militar em que foram gastos bilhões de dólares. Tudo isso em nome de uma hipotética ameaça representada pela União Soviética, o "império do mal", como se referia a ela o presidente americano.

A retomada do clima de Guerra Fria na era Reagan foi amortecida com as propostas de Gorbachev, líder da União Soviética, para uma simultânea diminuição gradativa das armas atômicas. Em quatro reuniões de cúpula, acertaram-se vários acordos que puseram fim a décadas de terror atômico.

Ainda na era Reagan, a recuperação econômica americana foi abalada por escândalos financeiros e, principalmente, pela "nova" quebra da Bolsa de Nova York, em outubro de 1987, provocando a falência de milhares de investidores. O modelo econômico de Reagan deixou 11 milhões de trabalhadores desempregados, a maior cifra desde 1940. O cenário nas grandes cidades chegava a lembrar os anos da crise de 1929. Os homeless, pessoas que não tem onde morar e que vivem nas ruas e estações de metrô, aumentaram enormemente.

Além dos problemas econômicos e sociais, o governo Reagan foi marcado por divergências entre os membros de seu gabinete. Mesmo assim, os republicanos permaneceram no poder com a eleição de George Bush, em 1988.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB