.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Governo Itamar Franco

Twit This! |

O presidente Itamar Franco convidou para compor o seu ministério políticos dos mais diferentes partidos: O PMDB e o PSDB foram os que receberam o maior número de ministérios. O PT foi o único partido que se recusou a participar do novo governo. Escolhendo pessoas de diferentes partidos para compor seu governo, Itamar Franco procurava se apresentar como um político conciliador e, ao mesmo tempo "independente"

Itamar Franco

 

Apesar de ser a nona economia do mundo e o terceiro maior exportador de alimentos, o Brasil de Itamar Franco era um país com grandes desigualdades sociais. Além disso, a inflação voltara a crescer e, nos primeiros meses de 1993, atingia o índice de 30% ao mês. Buscando uma saída para a crise, em maio daquele ano Itamar Franco convidou o sociólogo Fernando Henrique Cardoso para o Ministério da Economia. Fernando Henrique e sua equipe lançaram um novo plano econômico, o Plano Real, que seria implantado aos poucos, começando a vigorar de fato em 1º de julho de 1994.

O Plano Real instituiu uma nova moeda, o real (R$), que substituiu o cruzeiro real, introduzido no ano anterior; cada real correspondia a 2.750 cruzeiros reais e equivalia a um dólar: Os principais objetivos desse plano, segundo seus autores, eram a estabilidade da moeda e a continuidade do processo de abertura econômica.

Com o Plano Real, a inflação despencou: em três meses caiu para menos de 5% ao mês; os salários recuperaram parte de seu poder de compra e um número maior de pessoas passou a comprar bens de consumo, como televisores, geladeiras, ventiladores, além de mais alimentos.

Conforme a inflação foi diminuindo, a popularidade de Fernando Henrique Cardoso aumentava. Ele deixou então o ministério da economia para candidatar-se à presidência da República, liderando a aliança do seu partido, o PSDB, com o PFL, e com o PTB.

Ruth Cardoso, Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco

 

O sucesso do Plano Real, o apoio do empresariado, dos grandes jornais e emissoras de rádio e televisão garantiram a Fernando Henrique Cardoso uma vitória fulminante nas eleições. Ele obteve maioria absoluta já no primeiro turno: 54,2% dos votos válidos, enquanto Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), recebia 17%.

Moedas Brasileiras

Nas últimas décadas, muitos brasileiros, sobretudo os mais velhos, têm reclamado muito de que fazem confusões na hora de dizer o nome do dinheiro. Também, não é para menos; veja quantas moedas tivemos desde 1943, quando o mil-réis foi substituído pelo cruzeiro.

1943..........Cruzeiro

1965..........Cruzeiro Novo

1967..........Cruzeiro

1986..........Cruzado

1989..........Cruzado novo

1990..........Cruzeiro

1993..........Cruzeiro real

1994..........Real

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. coleção: História Sociedade & Cidadania. ensino fundamental.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB