.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Haiti

Twit This! |

Haiti é o nome da parte ocidental da ilha de Hispaniola, que foi descoberta por Colombo em sua primeira viagem (1492). A parte oriental da ilha corresponde à atual República Dominicana.

Os espanhóis, preocupados com a ocupação do continente americano, não deram a devida atenção à ocupação da ilha, e esse fato foi aproveitado pelas potências marítimas que eram inimigas da Espanha na época. A parte ocidental da ilha oferecia bons refúgios para piratas e contrabandistas e era menos povoada que a pare oriental. Grupos de piratas instalaram-se no início do século XVII na ilha de Tortuga, próxima ao litoral norte-ocidental da ilha de Hispaniola. Tortuga, nessa época, era uma verdadeira "república livre" de piratas franceses. Aos poucos, estes passaram da ilha de Tortuga para a costa ocidental de Hispaniola, o atual Haiti.

A partir de 1640 instalaram-se colonos franceses nessa parte da ilha, consolidando o domínio francês na região. Enquanto a parte espanhola (oriental) da ilha entrava num processo de decadência, a parte francesa prosperou; na ocasião chamava-se Saint Domingue. No século XVIII tornou-se uma importante colônia de açúcar, café e cacau, produzidos por escravos africanos. Nas vésperas da independência, havia cerca de meio milhão de escravos africanos, entre 30 e 40 mil brancos e de 35 a 40 mil libertos negros ou mulatos.

A sociedade estava rigidamente dividida entre senhores e escravos, mas comportava rivalidades internas entre os dois grandes estratos sociais. Havia, por exemplo, rivalidades entre os "grandes brancos" (grands blancs) e os "pequenos brancos" (petit blancs). Os "grandes brancos" eram altos funcionários e grandes proprietários nascidos na França. Os "pequenos brancos" eram os brancos nascidos na colônia, chamados de crioulos, e imigrados compostos de artesãos, pequenos comerciantes, administradores de fazenda. Os "grandes brancos" desdenhavam os "pequenos brancos". Havia também rivalidade entre os negros libertos e mulatos em relação à grande massa de escravos.

fonte: apostilas ETAPA.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB