.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A mitologia grega

Twit This! |

As histórias dos deuses e heróis gregos formam o que se chamou de mitologia grega. Tais histórias foram transmitidas oralmente geração após geração, depois alguns escreveram-nas; são muito variadas, ricas de simbolismo e, por seu intermédio, compreendem-se melhor as características da religião dos gregos antigos.

O Caos e a Terra

No início havia o Caos, a personificação do início da vida, anterior à criação, numa época em que ainda não havia ordem. O Caos deu origem ao Érebo (trevas infernais), à Noite, ao Dia e ao Éter (o céu superior).

Logo depois de Caos nasceu Géia (a Terra), também um elemento inicial, de onde saiu a família divina. Géia engendrou Urano (céu), uniu-se a ele e deu origem aos Titãs, em número de doze, seis machos e seis fêmeas, que eram seres monstruosos.

Esses seres, à medida que nasciam, eram, encerrados nas profundezas da Terra pelo pai. Géia resolveu vingar-se do esposo: tirou do seu seio o aço, fabricou uma foice bem afiada e induziu o filho mais novo, um dos titãs, chamado Cronos (tempo), a mutilar o pai.

Cronos

Cronos castrou Urano, jogando seus testículos ao mar. Os testículos jogados ao mar deram origem a uma deusa, Afrodite (deusa do amor). Em seguida, Cronos tomou o lugar do pai e desposou sua irmã, Réia, uma titânida.

Géia e Urano predisseram que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Cronos e Réia tiveram seis filhos: Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus. Cronos passou então a devorar os filhos à medida que iam nascendo.

Réia, grávida, resolveu dar à luz às escondidas para poupar seu último filho, Zeus. Enganou Cronos e conseguiu livrar Zeus da sorte de seus outros irmãos. Quando cresceu, Zeus pediu à mãe uma droga para dar ao pai, a fim de que este restituísse os filhos devorados.

Réia ajudou Zeus e, na companhia de seus irmãos, Zeus declarou guerra ao pai, Cronos, que tinha como aliados outros Titãs. Cronos e os Titãs foram derrotados e Zeus tomou o lugar do pai.

Zeus e sua família

Zeus era o deus supremo entre os gregos. Reunia todos os atributos divinos. Via tudo, sabia de tudo, dava origem ao bem e ao mal, era misericordioso, castigava os maus e protegia os necessitados.

 

 

Zeus

Presidia as manifestações da natureza: chuva, raios, trovões e imperava sobre todos os homens e os demais deuses. Tinha como função manter a ordem e a harmonia no mundo.

Partilhava seu poder com seus irmãos. Zeus ficava com o céu; Poseidon, com o mar; Hades, com o mundo subterrâneo: o inferno. Héstia era a deusa protetora do lar e da vida doméstica; Deméter, a deusa da terra cultivada, ensinou os homens a plantar o trigo e a fazer o pão; Hera, a deusa protetora e defensora dos esposos.

A vida celestial assemelhava-se à de uma família nobre e rica. Havia festas, desavenças, traições e rivalidades. Zeus desposara sua irmã Hera, mais velha que ele. Mas não era o modelo de marido fiel e havia constantemente brigas na vida do casal

Os filhos de Zeus

Zeus e Hera tiveram dois filhos: Ares e Hefesto. Ares era o deus da guerra e Hefesto era o deus do fogo e dos metais. Zeus tinha várias esposas. Da união de Zeus com Leto nasceram Ártemis e Apolo.

Ártemis era a deusa da natureza e da caça. Apolo, deus da luz, da juventude, da música, da purificação e ditava oráculos (previsões). Da união de Zeus com Métis nasceu Atena, deusa da sabedoria, das artes, das ciências. Da união entre Zeus e Maia nasceu Hermes, o mensageiro dos deuses, deus protetor dos viajantes, comerciantes, ladrões e condutor dos defuntos ao reino de Hades, nas profundezas da terra. Da união de Zeus com Sêmele nasceu Dionísio, deus do vinho e do teatro.  Zeus uniu-se também à sua outra irmã, Demeter, e dessa união nasceu Perséfone, que foi raptada pelo irmão de Zeus, Hades  deus do mundo subterrâneo. Pérsefone tornou-se assim, a rainha do mundo subterrâneo. Da união de Zeus com Alcmena nasceu Hércules, famoso por sua força descomunal.

fonte: apostilas ETAPA. ensino médio

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB