.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O fortalecimento da monarquia francesa

Twit This! |

Os primeiros sinais do fortalecimento da monarquia francesa ocorreram no século XII. Esse fenômeno estava ligado ao renascimento comercial e urbano, à crise geral do sistema feudal e ao surgimento da burguesia comercial nas regiões dos rios Loire e Sena. Os reis da dinastia dos Capetos davam à nova classe condições de segurança contra o arbítrio dos senhores feudais. Com isso o comércio se desenvolvia e o rei arrecadava mais impostos.

Mas foi assim com a dinastia dos Valois que a monarquia francesa mais se fortaleceu. A Guerra dos Cem Anos teve nesse sentido um papel fundamental. A vasta região em que se deram os combates exigia um  exército unificado. A nobreza perdeu muitos de seus homens em combates e saiu enfraquecida. Com a destruição de plantações e aldeias e a ruína do comércio e do artesanato, camponeses, comerciantes e artesãos passaram a apoiar as medidas tomadas pelo rei para fortalecer sua autoridade e pôr fim à desordem econômica e social. A França, assim ia se constituindo com um país unificado.

Todavia, a luta contra o poder tradicional da nobreza ainda iria durar muito tempo, pois ela não admitia perder os seus poderes tradicionais de taxar, julgar e punir.

Mas, apesar dessa resistência, o poder real foi se consolidando, formando-se verdadeiramente um reino francês unificado. Os reis da França, a partir das últimas décadas do século XV, tinham poder para mobilizar recursos humanos, financeiros e militares para arriscar empreendimentos no exterior, inclusive no além-mar.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB