.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O fortalecimento da monarquia inglesa

Twit This! |

A constituição de um poder central na Inglaterra foi relativamente precoce, pois a invasão e o domínio do país pelos normandos, em 1605, gerou uma nobreza relativamente submissa ao poder central. Entretanto, essa nobreza ainda mantinha algumas prerrogativas diante do rei. Um exemplo foi o que ocorreu em 1264, quando os barões impuseram ao rei Henrique III o reconhecimento de um órgão limitador do poder real, o Parlamento, que representava os interesses dos barões feudais.

Depois da Guerra dos Cem anos (1337-1453), o Parlamento inglês se fortaleceu. Isso estava ligado a significativas transformações socioeconômicas. A criação de ovelhas para a produção de lã mostrou uma atividade lucrativa para os nobres, que participavam, assim, do comércio europeu continental. Para aumentar suas rendas eles iniciaram a expulsão dos camponeses dos senhorios, transformados em extensas pastagens, prática conhecida com o nome de cercamentos. Nascia, dessa forma, uma nobreza aburguesada, voltada para o comércio. Outra conseqüência disso foi o recrudescimento (crescimento, aumento) da servidão e a ampliação da mão-de-obra assalariada. Os camponeses que ficavam nas terras - fossem suas antigas pequenas propriedades, fossem terras dos senhores feudais - mantinham-se na condição de servos, e os que eram expulsos iam trabalhar nas manufaturas.

Essas tensões sociais geraram disputas políticas entre os aristocratas. Os barões, descendentes da aristocracia feudal tradicional, e os novos nobres, que se dedicavam à criação de ovelhas e à comercialização de lã, enfrentaram-se numa guerra pela sucessão do trono inglês. A guerra (1455-1485) envolveu duas famílias inglesas que reivindicavam o trono, os Lancaster e os York, e ficou conhecida como Guerra das Duas Rosas: a família Lancaster tinha no seu brasão uma rosa vermelha, e o brasão dos York ostentava uma rosa branca. Esse conflito trazia altos prejuízos para a economia inglesa, provocando um grande descontentamento. Isso fez com que a burguesia e a nova nobreza apoiassem um nobre da família Tudor para ser o novo rei. Tudor subiu ao trono em 1485. A partir daí, a monarquia inglesa se fortaleceu.

A preocupação dominante no período inicial do reinado da dinastia Tudor foi o fortalecimento da autoridade do rei, o que foi facilitado pelo fato de a nobreza ter se enfraquecido na longa guerra civil e pelo apoio popular recebido pela Coroa.

Entretanto a autoridade real sempre esbarrava no Parlamento, que devia ser convocado para aprovar as propostas de impostos feitas pelo rei.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB