.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os Doze Trabalhos de Hércules

Twit This! |

Uma das figuras mais ricas da mitologia grega. Hércules, filho de Zeus com a rainha Alcmena, que por sua vez era casada com Anfitrião, rei de Tebas.

Quando Hércules nasceu, Hera a esposa de Zeus, enciumada, mandou para destruí-lo duas enormes serpentes. A criança agarrou uma em cada mão e as estrangulou.

No palácio onde foi criado, teve uma educação aprimorada. Quando jovem, foi guardar rebanhos e teve a oportunidade de matar o leão que amedrontava os pastores do local. Quando voltava da caçada lutou contra inimigos de Tebas. Casou-se com Mégara, que lhe deu vários filhos.

Entretanto, acometido por um ataque de loucura provocado por Hera, matou a esposa e todos os seus filhos. Voltando a si, pediu ao deus Apolo instruções para purificar-se de seu crime. Apolo ordenou-lhe então que se dirigisse a Tirinto, colocando-se sob os serviços do rei Euristeu durante doze anos.

Os Doze Trabalhos

- Matou o leão da Neméia, de couro tão duro que o ferro não podia penetra-lo. Hércules deu-lhe um poderoso golpe, deixou-o tonto e em seguida sufocou-o com suas mãos. Mais tarde fez um manto com a pele desse leão para protegê-lo em luta.

- Matou a hidra de Lerna, um dragão com corpo de réptil e nove cabeças, que vivia nos pântanos junto à entrada dos infernos. Seu sopro envenenado queimava e devastava os campos. O monstro ainda devorava rebanhos. Nessa luta contou com a ajuda do sobrinho, Iolau. Quando Hércules cortava as cabeças de hidra, onde havia uma, renasciam duas. Iolau pôs fogo a uma floresta vizinha, e com o fogo ia destruindo as cabeças que renasciam, impedindo-as de se desenvolverem. Antes de ir embora, Hércules embebeu suas flechas no sangue venenoso do monstro, tornando-as, assim muito perigosas e mortais.

cerâmica etrusca, 525 a.C

 

- Hércules devia levar a Euristeu, viva, a corça  do Monte Cerineu, de chifres de ouro e pés de bronze, que corria muito e era consagrada a Artemis. A caçada durou um ano, até que Hercules conseguiu agarra-la pelos chifres e entrega-la a Euristeu.

- Capturou vivo o javali de Eurimanto, animal terrível que espalhava a destruição em toda a Arcádia.

- Abateu com suas flechas envenenadas aves monstruosas que viviam no lago Estínfalo, alimentavam-se de carne humana e usavam suas penas como dardos para atacar os caminhantes.

- Capturou vivo o touro do rei Minos de Creta, que devastava a região, e entregou-o a Euristeu.

- Limpou os estábulos do rei da Élida, Áugeas. As estrebarias estavam fechadas há mais de trinta anos e lá havia cerca de três mil bois, sem que jamais tivessem sido limpas. Hércules desviou o curso dos rios Alfeu e Peneu em direção às estrebarias e, dentro de poucas horas, os estábulos estavam livres do estrume acumulado.

- Diomedes, rei de um povo selvagem, possuía éguas que vomitavam fogo e que o rei alimentava com a carne dos estrangeiros que porventura passassem pela região. Hércules entregou Diomedes às éguas carnívoras e presenteou-as vivas a Euristeu.

- Lutou conta as amazonas, um povo de mulheres que se uniam uma vez por ano com os homens, e dos filhos que nasciam, se fossem homens, davam-nos aos pais ou matavam-nos e ficavam com as mulheres. Hércules foi encarregado por Euristeu de buscar o cinturão de Hipólita, rainha das amazonas. Euristeu queria da-lo à sua filha Admete. Quando Hércules chegou ao país das amazonas com seus companheiros, foi bem recebido por Hipólita, mas Hera, mais uma vez, colocou as amazonas contra o herói. Depois de muita luta obteve o cinturão e entregou-o à filha de Euristeu.

10º- Gerião era um gigante de três cabeças que vivia na ilha de Erícia. Sua riqueza consistia num belo rebanho de bois vermelhos, guardado por um gigantesco boiadeiro, Eurícion, e por um cão de três cabeças, Ortos. Hércules foi encarregado de roubar esse rebanho e entrega-lo a Euristeu. Teve de passar por muitos perigos e aventuras, matou o cão, o boiadeiro e Gerião para obter o rebanho e entrega-lo a Euristeu.

11º- Hércules foi em seguida encarregado de colher e levar para Micenas as maçãs de ouro do jardim das Hespérides. As Hespérides eram deusas encarregadas de vigiar, com o auxílio de um dragão, as maçãs de ouro, presente feito por Géia a Hera quando esta casou-se com Zeus. Entretanto não sabia onde ficava esse jardim. Depois de obter a informação de Nereu, um deus do mar, dirigiu-se ao país das Hespérides. Lá chegando, encontrou o gigante Atlas, que suportava em suas costas a abóbada celeste. Atlas comprometeu-se a pegar as maçãs de ouro desde que Hércules ficasse segurando a abóbada celeste. Atlas na verdade queria livrar-se do fardo, passando-o para Hércules. Percebendo a artimanha, Hércules pediu a Atlas que segurasse um pouco a abóboda celeste para que pudesse colocar uma almofada nos ombros para poder suportar tamanho peso. O gigante concordou. Tão logo se viu livre do fardo, Hércules tomou as maçãs e deixou o gigante Atlas reclamando da trapaça.

12º- Por fim Euristeu encarregou-o de trazer dos infernos o cão Cérbero, com três cabeças e cauda de serpente, que guardava a entrada do inferno. Com a ajuda de Hermes, Hércules conseguiu chegar ao inferno e fez a Hades seu pedido. Hades concedeu-lhe o desejado com a condição de que lutasse com o cão de mãos limpas. Hércules aceitou o desafio e, depois de muita luta, quase conseguiu sufocar o cão, e levou-o à presença de Euristeu. Este, aterrorizado com o monstro, mandou Hércules devolve-lo a Hades.

Guardião das portas do inferno

 

Depois desses trabalhos, Hércules percorreu o mundo realizando novas façanhas, casou-se com Dejanira que por ciúme do esposo, matou-o com uma túnica embebida em sangue envenenado. Como era filho de Zeus, e em reconhecimento às suas lutas, foi para o Olimpo. Lá reconciliou-se com Hera, que o adotou como filho, e casou-se com Hebe, a deusa da eterna juventude.

fonte: apostilas ETAPA. sexto ano.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB