.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Os Fenícios

Twit This! |

A Fenícia localizava-se numa estreita faixa de terras entre o monte Líbano e o litoral mediterrâneo, ao norte da Palestina.

Segundo consta, o nome "fenício" deriva do termo egípcio fenkhou, que significa "asiáticos". Os próprios fenícios designavam-se cananeus.

Organizaram-se em cidades-estado das quais sobressaíram Biblos, Sidon e Tiro. Não chegaram a formar um reino centralizado. Em Tiro, a monarquia chegou a ser abolida, sendo a cidade governada por magistrados escolhidos anualmente, chamados sufetas.

Atividades de Comércio

A localização entre os grandes impérios da Antigüidade, o Egito e a Mesopotâmia, deve ter influenciado no exercício de suas atividades. Destacaram-se no comércio e na navegação, tendo estabelecido entrepostos comerciais em toda bacia do Mediterrâneo. Mantiveram estreitas relações comerciais com o Egito. Entre os séculos XI e VIII a.C, com o declínio dos grandes impérios, tornaram-se senhores do comércio no Mediterrâneo.

Relevo em sarcófago, mostrando embarcação  comercial fenícia

 

Religião

Os fenícios eram politeístas e seus deuses associavam-se à natureza ou a seus fenômenos, sendo venerados em templos e santuários a céu aberto. Cada cidade cultuava seu próprio deus. Os principais foram Baal, Melkart e Astarté. Muitos deles foram incorporados por outros povos, inclusive os gregos, para os quais Astarté passou a ser Afrodite.

Expansão Marítimo-Comercial

Diferentemente dos gregos, os fenícios não formavam colônias, mas sim feitorias e entrepostos. Deixaram poucos documentos a respeito de sua própria história. Os principais estabelecimentos comerciais fenícios foram em Chipre, na Líbia, Tunísia, Sicília, Sardenha, Marrocos. Teriam excursionado para fora do Mediterrâneo, no Atlântico, e explorado a costa africana e, ao norte atingido as ilhas britânicas.

fonte: apostilas ETAPA. ensino médio.

feitoria: administração exercida por feitor; nome dos primeiros estabelecimentos fundados pelos portugueses no litoral do Brasil para negociações e contatos com os indígenas.

entreposto: Armazém onde se depositam mercadorias que esperam comprador; centro distribuidor de mercadorias; empório, feitoria

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB