.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A evolução da face e visão humana

Twit This! |

Apesar de haver algumas semelhanças entre a face humana e a do chimpanzé, as diferenças são enormes. Algumas são evidentes: os seres humanos possuem a abertura dos olhos maior do que a íris, deixando ver a parte branca; temos também sobrancelhas, cílios e lábios aumentados. Com essas características o rosto humano tem uma enorme capacidade comunicativa, revelando que somos criaturas muito sociais.

 

 

No processo evolutivo, à medida que foi aumentando o cérebro, a face humana foi tendo uma mudança gradual de ângulo, adquirindo uma posição vertical, mais adequada para exprimir idéias e sentimentos, ou seja, capaz de enviar mensagens. No homo sapiens moderno o aparecimento do queixo pode ser associado à origem da linguagem e da fala, que estão ligadas também a mudanças importantes na garganta e na boca. Nós temos uma câmara de ressonância acima da laringe que permite a emissão de uma grande variedade de sons.

 

A posição dos olhos na frente da cabeça, comum também a outros primatas, dá a capacidade de ver em três dimensões. Nossa visão em profundidade é devida também à capacidade do nosso cérebro em processar as imagens produzidas pelos olhos. Além disso, podemos distinguir as cores. Os primatas são os únicos capazes disso. Os demais mamíferos percebem o mundo em tonalidades de cinza.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB