.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A Igreja Católica nos séculos XIII e XIV (parte I)

Twit This! |

O Papa Inocêncio (1198-1216)

No início do século XIII, a Igreja Católica Apostólica Romana era governada pelo papa Inocêncio III. Foi um dos papas mais ativos; colocou o prestígio da Igreja no auge durante a Idade Média. Considerava-se como o juiz dos homens e, sobretudo, dos monarcas, que a ele deviam submeter-se. Uma correspondência de mais de quatro mil cartas durante seu pontificado revela a enorme gama de problemas de que tratou diretamente desde intrincadas questões da política européia de então, até pequenas questões relativas ao dia-a-dia da Igreja. Criou verdadeiramente uma monarquia pontificial.

A Persistência das Heresias

As heresias, que tinham dado muito trabalho à Igreja nos primeiros séculos de sua história, voltaram a ter uma força redobrada no século XIII e, nessa época, mais uma vez foram duramente combatidas pelas autoridades eclesiásticas. Merecem destaque a heresia dos albigenses, que se estendeu, no início do século XIII, por todo o sul da França, e a dos Valdenses, nascida no final do século XII e que de heresia transformou-se em uma igreja estabelecida que existe até os dias atuais.

Os albigenses ou "Cátaros"

Os albigenses recebiam este nome porque a cidade de Albi, no sul da França, foi o principal foco dessa heresia, que se estendeu também por outras regiões. Provavelmente foi oriunda do Oriente, com o qual os franceses do sul mantinham relações comerciais.

Os albigenses acreditavam, como os persas, que havia no universo dois deuses, um do bem e outro do mal (maniqueísmo), que haviam prendido as almas nos corpos. Cristo era um anjo do deus do bem, encarregado de libertar as almas prisioneiras. Admitiam a metempsicose, ou seja, que a alma de um homem pode passar ao corpo de um animal. Por isso não se deve matar um animal nem comer sua carne.

Tinham sacerdotes chamados "perfeitos", que deviam abster-se de carne e levar uma vida pura. Puro, em grego, diz-se Katharo, por isto também eram chamados de cátaros. Deviam viver no celibato e na pobreza.

Quanto aos fiéis, chamados de "crentes", podiam viver segundo seus desejos e instintos, pois a remissão de todos os pecados lhes estava assegurada devido à intervenção dos "perfeitos". Bastava que um "perfeito" pusesse a mão sobre a cabeça do "crente" para apagar todos os pecados que este pudesse ter cometido. Isso chamava-se "consolo", que, porém, podia ser dado somente uma vez. Quem pecasse depois de um "consolo" estaria irremediavelmente perdido. Por essa razão, o "crente" pedia "consolo" apenas na hora de sua morte.

A cruzada contra os Albigenses

A igreja combateu os albigenses com tanto empenho quanto combateu os turcos na Palestina. Em 1208, o papa Inocêncio III pregou uma Cruzada contra os albigenses e excomungou o conde de Toulouse, acusado de fazer parte da seita, e declarou que "todos os católicos tinham permissão de ocupar e guardar para si seus domínios. O chamamento do papa foi ouvido e, do norte da França e da Alemanha, acudiram inúmeros cavaleiros. Essa guerra durou dezessete anos (1209-1226) e é conhecida como "Cruzada dos Albigenses", tendo sido extremamente violenta, envolvendo o extermínio físico de populações inteiras, independentemente de sexo ou idade. O comando dessa expedição coube a Simão Montfort cavaleiro hábil e fanático. Ao final desse conflito, o sul da França era formalmente anexado aos domínios reais.

Intrincado: Enredado, emaranhado, confuso, complicado.

Oriundo: Originário, proveniente, descendente, natural.

Maniqueísmo: Doutrina de Mani (215-276 d. C.) segundo a qual o universo foi criado e é regido por dois princípios que se combatem: o bem, ou Deus, e o mal, ou o Diabo.

Abster: Privar, deixar de intervir, refrear-se, conter-se, privar-se de.

Celibato: Estado daquele que se mantém solteiro.

continua no próximo post...

apostilas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

Leia também O Cisma do Ocidente

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB