.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Invasão dos holandeses no nordeste brasileiro

Twit This! |

Desde o começo da implantação da empresa açucareira no Brasil, Portugal dependia do financiamento e da ajuda técnica da Holanda para a produção e a comercialização do produto. Quando a Espanha dominou Portugal, a Holanda foi afastada dos negócios açucareiros.  Para os holandeses a solução foi tentar apoderar-se diretamente das fontes produtoras do açúcar.

Quando a Holanda se tornou independente da Espanha, a alta burguesia holandesa criou, com a ajuda do Estado, a Companhia das Índias Orientais. Essa companhia tinha por objetivo a conquista de entrepostos na África e na Ásia, pertencentes a Portugal ou à Espanha. Com isso os holandeses assumiram o controle do comércio de produtos orientais e de escravos.

Para cuidar dos negócios do açúcar, os holandeses fundaram, em 1621, a Companhia das Índias Ocidentais, iniciando os planos de tomada dos centros produtores de açúcar brasileiros.

Tentativa de invasão na Bahia

No dia 9 de Maio de 1624, os habitantes de Salvador foram surpreendidos pela chegada de uma esquadra holandesa formada por 26 navios e mais de 3 mil homens. Salvador foi dominada depois de um dia de luta.

A pouca resistência e a prisão do governador, Diogo de Mendonça, facilitaram bastante a tarefa. A maioria dos habitantes fugiu para as fazendas próximas da capital. A Câmara dos Homens-Bons reuniu-se secretamente e decidiu passar a autoridade da Bahia para o governador de Pernambuco. A resistência foi organizada pelo bispo de Salvador, que contou com contingentes guerrilheiros. Com isso, os holandeses eram constantemente atacados e não podiam deixar a cidade.

O governador pernambucano, Matias de Albuquerque, recebeu reforços vindos da metrópole 52 navios com mais de 12 mil homens, sob o comando de D. Fradique de Toledo Osório, que chegaram ao Brasil em março de 1625. Depois de sangrentos combates, os holandeses renderam-se, em maio desse mesmo ano. A primeira tentativa holandesa de dominar a produção de açúcar brasileiro durou cerca de um ano e fracassou.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB