.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Sistema de Congressos

Twit This! |

No Congresso de Viena (1814-1815), decidiu-se que a paz deveria ser garantida por meio de conferências ou congressos periódicos.

Veja alguns desses congressos e suas ações sobre as revoltas liberais.

Congresso de Aix-la-Chapelle (Aquisgran, 1818)

  • Evacuação das tropas estrangeiras que ocuparam a França;
  • Admissão da França na liga monárquica: forma-se a Quíntupla Aliança (França, Áustria, Prússia, Rússia e Inglaterra);
  • Renovação da política de intervenção onde ocorressem revoltas.

Conferência de Carlsbad (1819)

A Áustria convoca uma reunião de príncipes alemães em Carlsbad, na Boêmia, visando diretamente à agitação estudantil nas universidades. Ficou estabelecida:

  • a proibição da "Associação de Estudantes" (Burschenschaft);
  • a espionagem política a estudantes e professores;
  • a censura à imprensa;
  • a criação de comissão para investigar complôs contra o governo.

Conferência de Viena (1820)

Sugeria aos estados membros da Confederação Germânica a supressão das liberdades até então concedidas e desaconselhava a manutenção de constituições em que porventura pudessem ter sido promulgadas.

Revolta Liberal na Espanha

Na Espanha foi restaurado Fernando VII, que suprimiu a Constituição. A crise econômica do país fora agravada pelo movimento de independência das colônias na América. Os soldados não recebiam regularmente e foram obrigados a embarcar para a América a fim de sufocar os movimentos de libertação.

Em Cádiz, Rafael Riego, um militar liberal, promove um levante que foi acompanhado por outros em outras regiões da Espanha. Fernando VII foi obrigado a restabelecer a Constituição que havia suspendido e lhe jurar obediência.

Revolta Liberal na Itália

No Reino das Duas Sicílias também ocorre uma revolta semelhante contra o rei Ferdinando I. Secretamente, os dois monarcas Bourbons, da Espanha e das Duas Sicílias, solicitam ajuda ao czar e a Metternich para sufocar os movimentos de rebeldia.

Revolta Liberal em Portugal

Em agosto de 1820 eclode uma revolta liberal em Portugal, na cidade do Porto, obrigando D.João VI, que estava refugiado no Brasil a retornar a Portugal e jurar obediência à Constituição que os liberais portugueses estavam elaborando.

Congresso de Troppau (1820)

As revoltas na Espanha e Itália provocaram a reunião do Congresso de Troppau, em que a política de intervencionismo é explicitamente formulada. Nessa ocasião, o representante britânico retira a Inglaterra da Quíntupla Aliança, especificando o direito de autodeterminação e não-intervenção nos assuntos internos dos estados.

Congresso de Laybach (1821)

O Congresso de Laybach formaliza a intervenção na Itália. Contou com a presença do rei Ferdinando I do Reino das Duas Sicílias, que se comprometia a suspender a Constituição a que fora obrigado a jurar obediência, caso fosse restaurado com plenos poderes. Um exército austríaco penetrou no Reino das Duas Sicílias e derrotou os liberais. Também foi reprimida uma revolta liberal no Reino Sardo-Piemontês. Em seguida foi instaurada uma dura repressão aos liberais na Itália.

Dentre os presos destaca-se Silvio Pellico, que posteriormente publicou Le Mie Prigioni (As Minhas Prisões), que emocionou a Europa e foi o livro de cabeceira dos que lutaram pela unificação italiana.

Congresso de Verona (1822)

O Congresso de Verona formalizou a intervenção na Espanha. Nessa ocasião, o czar Alexandre I defendeu a formação de um exército composto por soldados das potências européias para restaurar o domínio espanhol sobre as antigas colônias espanholas na América que, recentemente, haviam conquistado sua independência.

Um exército francês, conhecido como "os cem mil filhos de São Luís", invade a Espanha e facilmente derrota os liberais. Nessa ocasião, o representante britânico George Canning protesta contra a intervenção na Espanha e contra a pretendida intervenção nas ex-colônias espanholas. Para a Inglaterra interessava a independência das colônias da América espanhola pois, entre outros aspectos, significava um aumento do mercado consumidor para seus produtos industrializados.

Leia também... Independência da América Espanhola e Haiti

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB