.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

As mais antigas sociedades

Twit This! |

Na África, a história da humanidade é mais longa do que em qualquer outro continente. Os primeiros hominídeos teriam aparecido aí a pelo menos 4 milhoões de anos. Viveram nas regiões oriental (perto da costa do mar Vermelho e do oceano Índico) e meridional (próximo aos atuais territórios da Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue). Algumas dessas comunidades humanas saíram do território africano para outras regiões, como a Mesopotâmia e a Europa. Outras permaneceram no continente.

Com a humanidade esparramando-se pelo mundo, as sociedades complexas tomaram forma. Na África, entre 4000 a.C e 1000 a.C.,os povos que habitavam a região do delta do Nilo obtiveram um desenvolvimento vertiginoso. Mas no restante do continente esse processo foi mais lento e gradual.

No começo de nossa era, há dois mil anos, prevaleciam no continente as sociedades atreladas à caça e à coleta de alimentos. Ao mesmo tempo, porém, diversos povos donos de grandes impérios já estavam organizados, como Kush e Cartago.

Vários desses povos eram formados por grupos vindos do Crescente Fértil, que se misturavam às populações locais. Entre eles existia intenso contato, muitas vezes com o objetivo de trocar mercadorias como o sal, importante para cozinhar e conservar a comida no clima quente da região.

Algumas das rotas comerciais mais importantes se estabeleceram ao longo do deserto do Saara e do Sahel, em direção aos mares Mediterrâneo e Vermelho. As caravanas de mercadores eram auxiliadas pelos povos que habitavam e conheciam profundamente o deserto. Formava-se assim o comércio transaariano, que marcou as relações sociais e econômicas no continente durante séculos.

Nelson Piletti, Claudino Piletti, Thiago Tremonte. História e vida integrada.

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB