.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Extraindo informações do chão

Twit This! |

A arqueologia é a ciência que fornece as principais informações sobre os hominídeos que antecederam o Homo sapiens e sobre os grupos humanos já desaparecidos, tivessem eles ou não conhecimento da escrita. Essa ciência procura vestígios materiais da ação humana, que podem ser desde lascas de madeira queimada, ossos humanos ou peças de cerâmica até grandes construções. Os arqueólogos estudam os objetos encontrados, na tentativa de obter informações sobre quem os criou e usou; para isso, esses cientistas contam com vários métodos de análise, como a estratigrafia e a datação pelo elemento químico carbono 14.


Arqueólogos trabalhando



  • Estratigrafia - Nas escavações, são registrados o local, a posição e a profundidade em que cada objeto ou resto humano foi encontrado. Como as camadas de terra vão se sobrepondo, calcula-se aproximadamente há quanto tempo aqueles vestígios estão ali e que relação estabelecem com outros achados na mesma camada ou em outras.




  • Decaimento do carbono 14 -No processo de fotossíntese ou no metabolismo, os animais e as plantas captam da atmosfera uma certa quantidade do isótopo carbono 14, que passa a fazer parte dos seus tecidos. Quando a planta ou animal morrem, esse elemento vai se dissipando dos restos, mas demora mais de 50 mil anos para desaparecer totalmente. Como é radioativo, é possível medir com relativa precisão a quantidade desse elemento que determinado achado arqueológico contém e, com base nessa medida, calcular sua idade.




  • Genética - A recuperação e a análise do DNA, matriz genética de todos os seres vivos presentes em ossos e outros tecidos que se decompõem mais lentamente, abriram novas possibilidades de investigação para a arqueologia. Com técnicas recentemente descobertas, copiam-se fragmentos de DNA de restos mortais bastante antigos, graças à recuperação bem-sucedida de DNA de ossos e dentes bem conservados. Com isso, pode-se entender a evolução do Homo sapiens, rastrear a trajetória das migrações mais antigas e a origem das plantas e animais domésticos.
    Veja matéria do Yahoo Notícias: de 17/12/2009 - clique no link abaixo:
    Hominídeo 'Ardi' é a descoberta científica mais importante de 2009



Cláudio Vicentino. Gianpaolo Dorigo. História para o Ensino Médio. História Geral e do Brasil. volume único

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB