.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Karl Marx

Twit This! |

Karl Marx, um dos maiores pensadores da humanidade, nasceu em Trier, Alemanha, em 1818. Era filho de um advogado  judeu convertido ao protestantismo. Em 1841  obteve o título de doutor em folosofia. Em 1847 ingressou na Liga dos Justos, mais tarde Liga dos Comunistas. Substituiu o lema da Liga - “Todos os seres humanos são irmãos” – pelo grito de guerra:

“Trabalhadores de todos os países, uni-vos!”.

 

Karl Marx

Em colaboração com seu amigo Friedrich Engels (1820-1895), redigiu o Manifesto do Partido Comunista, publicado em Londres em 1848.

Por causa de suas idéias e de sua participação em movimentos revolucionários, Marx foi expulso da Alemanha. Após breve estada na França, passou a viver em Londres, na Inglaterra, onde acompanhou de perto as transformações da segunda Revolução Industrial e investigou a situação de penúria do proletariado inglês.

Em 1864, liderou a organização da I Internacional, associção geral dos trabalhadores de todo o mundo, cujo objetivo era preparar a tomada do poder pelo proletariado.

Em 1867, publicou em Londres o primeiro volume de sua obra mais importante: O Capital. Os outros dois volumes foram publicados depois de sua morte, com base em manuscritos por Engels.

Em O Capital, Marx faz uma análise das sociedades humanas, desenvolve a crítica à economia capitalista e lança as bases do socialismo científico, que luta por uma nova repartição dos rendimentos resultantes do trabalho.

Marx levou uma vida de pobreza e frequentemente teve de contar com a ajuda de seus amigos, em particular de Engels, para suas despesas e sustentar a família. Faleceu em Londres em 1883.

Nelson Piletti, Claudino Piletti, THiago Tremonte. História e vida integrada. ensino fundamental

Assine nosso feed. É Grátis. Obrigado pela visita e volte sempre!

3 :

Marcelo Souza disse...

Olá Susi!!!
Legal saber um pouco mais de Karl Marx. Sem dúvida um grande pensador e podemos dizer o pai do socialismo moderno.
Não sabia que ele tinha levado uma vida de pobreza. Tão inteligente, mas...
Parabéns pelas postagens.
Abração!

Marcelo Souza disse...

Como assim 0 comentários???
Ontem li e comentei esse post. rghrghrh
Vai entender esse blogger.
Enfim, resumidamente achei muito bacana o post. Karl Marx é um dos grandes pensadores e merece o nosso respeito.
Não sabia que ele não tinha quase recurso material algum e teve de viver nessa pobreza. Nem tudo é perfeito...
Abração Susi.
Vamos ver se dessa vez vai... hehe

Susi disse...

Oi Marcelo, desculpe não ter publicado seu comentário antes, mas estive fora entre a semana e o ano novo. Está publicado seu comentário.
Feliz ano novo e obrigado pelo comentário.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB