.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Maria Quitéria

Twit This! |

De acordo com a Constituição de 1988, as mulheres não são obrigadas a prestar serviço militar, porém, o acesso delas às Forças Armadas não é proibido. Desde 1981 a Marinha admite em seus quadros a presença feminina. Na aeronáutica, esse acesso está permitido desde 1982. No exército, ele começou em 1989.

A primeira vez que uma mulher lutou no Exército brasileiro, contudo, foi em 1822. Na ocasião, diversos regimentos foram organizados para combater as tropas portuguesas contrárias à independência. No  regimento da Cachoeira (Bahia), alistou-se o “soldado Medeiros”, codinome Maria Quitéria, mulher de 30 anos que fugira de casa vestindo a farda de um cunhado para lutar ao lado dos que se batiam pela emancipação.

maria quiteria  Maria Quitéria, óleo de A. Failutti.

D. Pedro I a recebeu em audiência e lhe concedeu o soldo vitalício de Alferes de Linha e a condecoração de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro

Quando sua verdadeira identidade foi descoberta Maria Quitéria incorporou um saiote por cima da farda. Por seus atos de bravura, foi promovida a cadete. Após a Independência, chegou a ser recebida por Dom Pedro I, que a agraciou com uma insígnia imperial e lhe garantiu um soldo vitalício. Maria Quitéria morreu em Salvador em 1853, aos 61 anos, pobre e cega. Em 1996, um decreto presidencial a tornou um dos patronos do Exército brasileiro.

Gislaine e Reinaldo. História. Ensino Médio. volume único

Assine nosso feed. É Grátis.

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB